Município cria primeira cooperativa escolar a partir de incentivo da Sicredi

SANTA CLARA DO SUL

Município cria primeira cooperativa escolar a partir de incentivo da Sicredi

Iniciativa estimula o empreendedorismo e a educação financeira nos alunos da rede municipal

Por

Município cria primeira cooperativa escolar a partir de incentivo da Sicredi
Objetivo da cooperativa é que alunos desenvolvam habilidades na área da educação financeira. (Foto: DIVULGAÇÃO)
Santa Clara do Sul
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Em assembleia geral ordinária realizada nesta semana no hall da EMEF Frei Henrique de Coimbra, foi fundada a primeira cooperativa escolar de Santa Clara do Sul, denominada de FREICCOP. Entre os objetivos estão o desenvolvimento do empreendedorismo, da inclusão social, da educação financeira e do exercício da liderança nos estudantes.

De acordo com a diretora Michele Beatriz Wickert, que liderou a iniciativa junto com o professor Felipe Gustavo Kuhn, a cooperativa escolar é uma associação de estudantes com finalidade educativa, podendo desenvolver atividades sociais e culturais em benefício dos associados. “Ela oportuniza a criação de espaços para o protagonismo juvenil, priorizando o trabalho educativo e a formação humana”, destaca.

Michele explica que o pontapé inicial do projeto foi no começo do ano letivo de 2023, quando a escola foi convidada pela Sicredi Integração RS/MG para participar do Programa Cooperativas Escolares, o qual tem o intuito de ampliar oportunidades de aprendizado de crianças e adolescentes, vivenciando experiências dos valores e princípios do cooperativismo.

A partir de então foram realizados encontros semanais, no turno oposto à aula, nas dependências da EMEF Frei Henrique de Coimbra e encontros mensais, em turno integral, na agência da Sicredi em Lajeado com alunos das turmas do 6º ao 9º ano.

“Nestes encontros, os nossos estudantes socializam com alunos de outras duas escolas que também irão fundar uma cooperativa escolar neste ano. Foram momentos enriquecedores que desafiaram nossos alunos a trabalhar unidos, ampliar seus horizontes e o mais importante, acreditar em si e nas suas habilidades”, salienta a diretora.

Acompanhe
nossas
redes sociais