Atletas do Vale atuam juntas pela seleção italiana

Futsal

Atletas do Vale atuam juntas pela seleção italiana

Ana Carolina Caliari Sestari e Adrieli Berté foram convocadas para dois amistosos contra a Espanha

Por

Atualizado quinta-feira,
30 de Novembro de 2023 às 09:06

Atletas do Vale atuam juntas pela seleção italiana
Adrieli Berté está se destacando com a camisa do TikiTaka Futsal de Francavilla al Mare e foi convocada pela primeira vez (Foto: divulgação)
Mundo

Nove anos depois de irem à Itália para jogar futsal profissionalmente, Ana Carolina Caliari Sestari e Adrieli Berté foram convocadas juntas pela primeira vez para seleção italiana. Elas se apresentam nesta sexta-feira para preparação de dois amistosos contra Espanha, nos dias 5 e 6 de dezembro.

“Significa a coroação de toda uma trajetória que estou fazendo”, destaca Adrieli que é ala no TikiTaka Futsal de Francavilla al Mare.

Nesse período que ela está na Itália é a primeira vez que é convocada para seleção. A atleta esperava ser chamada pois a federação que cuida do esporte no país entrou em contato pedindo sobre a documentação. “Só fiquei tranquila mesmo quando vi meu nome na lista.”

Ana Sestari é convocada desde 2019 para seleção italiana de futsal e comemora o fato da amiga estar na relação

Em sua nona temporada no futsal italiano, Adrieli está recuperada das lesões que a atrapalharam ao longo da carreira e diz que está vivendo seu melhor momento. “Venho jogando bem com o meu time, temos uma sequência boa de resultados positivos.”

Sobre a parceria com a Ana Sestari, a atleta diz ser bem gratificante. “Estamos na luta fazem anos, saímos bem novas de casa para correr atrás do nosso sonho que era viver de futsal. Então chegar no topo e ter ela do lado é incrível.”

Cita que a colega e amiga está bem empolgada. “Tenho certeza que ela me ajudará muitos quando começarem os treinos.”

A última vez que atuaram juntas foi ainda em 2013, quando atuaram no Barateiro Futsal, de Santa Catarina.

Reencontro após quase dez anos

Convocada desde 2019, a goleira do Città di Falconara Ana Sestari comemora o fato da amiga também ser chamada para os jogos. Cita que as duas saíram juntas de Nova Bréscia para Santa Catarina e depois para Itália. “Ela é praticamente uma da minha família, como se fosse uma irmã para mim. Ver o nome dela lá me emocionou, me emocionou muito”

Ana Sestari comenta que além da amizade, Adrieli vai ajudar muito na seleção, pois está tendo uma boa temporada e um bom desempenho no clube que atua.

Última vez que atuaram juntas foi no Barateiro Futsal, de Santa Catarina, em 2014 – foto: divulgação

Experiente quando se fala em seleção, a goleira destaca que vai ajudar na adaptação nesse período de treinamentos e cita que vai ser difícil segurar a emoção nesse reencontro. “Faz tanto tempo que a gente não joga junto que ter essa cumplicidade vai ajudar bastante nesses dois amistosos.”

Sobre a convocação diz que é um privilégio ver que o trabalho está sendo reconhecido. “Eu amo representar a Itália, é uma honra e representa tudo que foi trabalhado nesses anos. A gente sempre trabalha por algo assim e é gratificante ver que o trabalho vem sendo compensado.

Trabalho reconhecido

Treinador das meninas no CFM, de Encantado, Tiago Marchese destaca que representa um sonho sendo realizado. “Isso mostra que estamos no caminho certo enquanto escola de futebol e futsal, formando atletas e cidadãos, com trabalho sério e comprometido diariamente, ao longo destes 20 anos de CFM Centro Esportivo.”

Para Fernando Radaelli, desde os primeiros toques na bola os professores já sabiam que as meninas seriam atletas profissionais. Cita que Adrieli por muito tempo foi titular do CFM deixando no banco meninos que hoje são destaque no Regional Aslivata. “É um orgulho imenso para nós, pois sabemos a dificuldade que é chegar no profissional e chegar até a seleção é muito mais complicado e competitivo. Elas estão de parabéns.”

Adrieli e Ana Sestari foram treinadas por Fernando Radaelli e Tiago Marchese no CFM

Saiba mais

Naturais de Nova Bréscia, Adrieli Berté e Ana Carolina Caliari Sestari deram os primeiros passos no CFM, de Encantado, de lá, após se destacarem nos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs) em 2010, foram para o Barateiro Futsal, de Brusque, Santa Catarina. Em 2014 surgiu a oportunidade de jogar profissionalmente na Itália, onde permanecem até hoje.

Acompanhe
nossas
redes sociais