Conselho animal

Opinião

Luciane E. Ferreira

Luciane E. Ferreira

Jornalista

Conselho animal

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Venâncio Aires está com inscrições aos interessados em compor o Conselho Municipal de Proteção aos Animais (Compa). O período vai até a quinta-feira, 30, e o processo deve ser feito diretamente na Secretaria de Meio Ambiente, mediante a apresentação da carteira de identidade e CPF.

Participação

Alteração na lei do Conselho vai permitir, pela primeira vez, a participação da sociedade civil como membro titular e suplente no órgão. Após o período de inscrição, um sorteio será realizado entre os inscritos para seleção dos novos integrantes.

Propósito

O conselho tem como propósito implementar ações voltadas para a garantia do bem-estar dos animais em Venâncio Aires. A iniciativa também oportuniza a participação dos cidadãos em contribuir com a causa.

Importância

A causa animal tem ganho cada vez mais importância. Tanto pela proteção e defesa, quanto pela saúde pública. Entretanto, uma rápida consulta aos sites dos cinco maiores municípios do Vale do Taquari foi possível verificar que nenhum deles tem conselho municipal específico como em Venâncio Aires. As questões animais ficam por conta de ONGs e pelos conselhos de meio ambiente e secretarias municipais por meio de departamentos.

Participe

Foto: Jhon Willian Tedeschi

A votação da Consulta Popular 2023, última etapa do processo participativo, começou ontem e segue até 1º de dezembro. Há duas formas de ajudar a decidir os investimentos em cada uma das 28 regiões dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), pelo portal https://vota.rs.gov.br/register e pelo WhatsApp (51) 3210-3260. O governo do RS destinará R$ 60 milhões para o processo deste ano, distribuídos entre os Coredes.

Reflexos

Entre as propostas à votação, pelo menos sete estão diretamente ligadas aos dois últimos episódios de enchentes no Vale. Entre elas, ampliação dos sistemas de monitoramento e alertas, definição de zoneamento de áreas de risco hidrológico e geológico e construção de moradias para pessoas que perderam suas casas.

Meio ambiente

Outras propostas, como reflorestamento de áreas degradadas e recuperação de mata ciliar também se conectam com cheias do rio Taquari.

Produção

Na lista de votação da Consulta Popular ainda aparecem propostas ligadas à produção agrícola e fornecimento de água – pontos importantíssimos para subsistência.

Troféu

Prêmio Sema – Fepam de Jornalismo Ambiental 2023, entregue na última quinta-feira, uniu comunicação, meio ambiente, reciclagem e ressocialização. Os troféus foram confeccionados com materiais reutilizáveis. As peças – em formato de quero-quero, ave símbolo do RS – levaram o nome de ambientalistas, consolidando as pautas ambiental e social no uso de mão de obra prisional.

Agenda

  • Dia 5 de dezembro: seminário Proteção e técnicas de recuperação de florestas ribeirinhas, das 9h às 16h30, no auditório do prédio 20, na Univates.
  • Dia 9: Dia de D – Descarte das 9h às 11h45, na Praça Menna Barreto, em Estrela. No mesmo local haverá Feira de Adoção de Animais.

Acompanhe
nossas
redes sociais