Afetados pelas cheias podem solicitar novas placas de veículos de forma gratuita

APÓS ENCHENTE

Afetados pelas cheias podem solicitar novas placas de veículos de forma gratuita

Além das solicitações, DetranRS emite segunda via do documento do veículo para quem tem o CRV antigo

Por

Atualizado segunda-feira,
27 de Novembro de 2023 às 15:02

Afetados pelas cheias podem solicitar novas placas de veículos de forma gratuita
Foto: Arquivo A Hora
Lajeado

A solicitação de confecções de novas placas podem ser realizadas de forma gratuita ao DetranRS. O serviço está disponível a partir desta segunda-feira, 27, para os 20 municípios que tiveram situação de calamidade pública decretada. A solicitação é feita nos Centros de Registro de Veículos Automotores (CRVA)  localizados nos municípios.

Para ter direito à isenção da taxa de autorização, o proprietário deve apresentar boletim de ocorrência feito na Polícia Civil (o documento da Delegacia Virtual é aceito). Nos município onde não houver CRVA, o atendimento será realizado no município mais próximo que possuir o serviço.

A Associação Gaúcha dos Estampadores de Placas (AGAFAPV) informou que as estampadoras credenciadas pelo DetranRS desses municípios darão desconto de 50% na confecção de novas placas para os casos em que houve perda simultânea da dianteira e da traseira. Para o caso de perda apenas da placa dianteira, ela será confeccionada sem custo para os cidadãos que as perderam nas enchentes.

O DetranRS também está emitindo gratuitamente a segunda via do documento do veículo para quem ainda tem o CRV antigo (confeccionado em papel verde e conhecido como DUT). O serviço está disponível para moradores dos municípios de Arroio do Meio, Bento Gonçalves, Bom Jesus, Bom Retiro do Sul, Colinas, Cruzeiro do Sul, Dois Lajeados, Encantado, Estrela, Farroupilha, Guaporé, Lajeado, Muçum, Paraí, Roca Sales, Santa Tereza, São Valentim do Sul, Serafina Correia, Taquari e Venâncio Aires.

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) continua sendo emitida gratuitamente, em qualquer Centro de Formação de Condutores (CFC) do Estado, para os moradores dos 20 municípios abrangidos pelo decreto. Pessoas que foram afetadas pelas enchentes, mas não perderam o celular e estão com conexão à internet, podem acessar a CNH também pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito. O documento digital tem a mesma validade jurídica do modelo físico e é baixado gratuitamente.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais