Os negócios no setor de alimentos e bebidas vêm mudando. Uma das principais razões? O fato dos consumidores buscarem um novo estilo de vida, que valoriza a tecnologia e se preocupa com a origem dos produtos. No Vale do Taquari, pela grande concentração de empresas – atualmente são mais de 1,3 mil indústrias de alimentos e bebidas – e pela diversidade de opções, o segmento conta com um parceiro importante para se adaptar às transformações e trilhar o caminho do crescimento: o Sebrae RS.
APL de Alimentos e Bebidas do Vale
Conforme a Analista de Articulação de Projetos do Sebrae RS, Soraia Cristine Gerhardt, trata-se de um nicho fundamental para a economia regional e, atualmente, a parceria ocorre com o APL de Alimentos e Bebidas Vale do Taquari para estruturar e fortalecer a governança. Além das empresas do setor, contamos com a participação de municípios da região, entidades, escolas, universidades e Sistema S. Procuramos envolver todas as frentes com o intuito de promover a aproximação e facilitar o planejamento e execução das atividades do grupo. Trabalhamos a qualidade, comportamento do consumidor, tendências, tecnologias, inovação e o conceito de foodtech.
Tecnologia para crescer
Umas das empresas que participa desde o início do APL de Alimentos e Bebidas do Vale do Taquari é a Nega Salgados, localizada no Bairro Moinhos, em Lajeado. “O empreendimento tinha claro que precisava aumentar sua produção, dar agilidade ao processo produtivo, pois era muito manual e isso limitava o crescimento. Com um trabalho de parceria, a indicação foi investir em tecnologia que atendesse a qualidade e a produção”, destaca a analista do Sebrae RS.
Além de encontros e reuniões para discutir sobre as necessidades e desafios do setor, buscando o desenvolvimento da governança do APL, o Sebrae RS promoveu, em junho deste ano, uma missão para a Fispal SP e visitas técnicas. “O objetivo foi proporcionar conhecimento e aproximação com cases daquela região.”
A Nega Salgados integrou a comitiva regional e, a partir da feira, investiu em maquinário para expandir o negócio. “Assim, o empreendedor passou a ter mais tempo para avaliar sua empresa, conversar com clientes, parceiros e fornecedores, e traçar estratégias de crescimento e ampliação. Essa parceria é a que nos move”, enfatiza Soraia.
Nega Salgados: ser referência em servir nos locais dos eventos
A Nega Salgados começou suas atividades em 1992, de forma modesta e bem caseira por Ivanir Renner, mais conhecida por Nega. Mas o sucesso dos produtos, que sempre primaram pelo sabor e pela qualidade, fez vislumbrar uma oportunidade de negócio. Em 2003, além da mudança do apartamento para uma casa mais ampla, o que melhorou a produtividade, a empresa começou a ir nos locais dos eventos para preparar e servir os salgados na hora. O negócio prosperou e, para seguir na trilha do crescimento, em 2014, iniciou a parceria com o Sebrae RS.
Conforme o diretor administrativo da Nega Salgados, Eduardo Renner, a iniciativa foi fundamental para a solidez do negócio e a melhora da gestão. “Já participamos de cursos, feiras e tivemos acompanhamento de consultores nas áreas de finanças, planejamento estratégico, indicadores e gerenciamento de crises, o que foi de extrema importância para a sobrevivência da empresa na pandemia”, recorda.
Entre as alternativas frente ao cancelamento dos eventos, a Nega Salgados disponibilizou produtos congelados, cardápio com opções de doces, aplicativos de comida, combos, cestas de presentes, entre outros. Também passa por uma transformação digital, com uso de aplicativos e sistemas que melhoram o processo interno e a relação com o cliente.
Diferencial
Renner destacou ainda a participação na Fispal SP como um diferencial para a marca. Nesta viagem, compramos uma máquina que faz os risoles e os empana e, o melhor de tudo, com a mesma qualidade. Posso dizer que, todos os anos, o Sebrae nos ajuda e que contamos com ele sempre ao nosso lado”, reforça, adiantando que a meta da empresa é ser referência em servir a alimentação nos locais dos eventos. Atualmente, são 11 colaboradores e cerca de 50 pessoas que trabalham em eventos.