Circuito dos Vales encerra 2023 com quebra de recordes

Corrida de Rua

Circuito dos Vales encerra 2023 com quebra de recordes

O evento ocorre em Teutônia e vai reunir 1502 pessoas. Inscrições para próxima temporada abrem no domingo

Por

Atualizado sábado,
25 de Novembro de 2023 às 07:21

Circuito dos Vales encerra 2023 com quebra de recordes
foto: Divulgação
Vale do Taquari

Um dos maiores eventos de corrida de rua do Rio Grande do Sul, o Circuito dos Vales/Uninter, encerra à temporada neste domingo, 26. A partir das 7h ocorre a quinta etapa, com largada no Centro Administrativo, de Teutônia. A prova ocorre com qualquer tempo.

O evento em Teutônia supera em 32 pessoas a quarta prova, que ocorreu em outubro, em Travesseiro. São 1502 participantes inscritos nas cinco modalidades: corrida, caminhada, ciclismo, kangoo e corrida kids.

A largada e a chegada das provas de corrida e caminhada será nos pavilhões multiúso, no Centro Administrativo, em Teutônia. Elas seguem em direção a estrada antiga para o Bairro Languiru.

Entre os presentes está Joselaine dos Reis, moradora do Bairro Canabarro, em Teutônia. Ela entrou no mundo das corridas em 2022 após descobrir que a mãe estava com câncer. “Meu psicológico estava muito abalado, conheci pessoas que corriam e diziam fazer muito bem a mente e ao corpo, foi minha válvula de escape.”

A evolução foi gradativa. Através dos treinamentos conseguiu resultados significativos em provas no Estado. Inclusive está muito perto de conquistar o título geral feminino nos 10 quilômetros. No começo da temporada buscava subir ao pódio na distância. “Nunca imagina chegar tão longe.”

Sobre correr em Teutônia diz estar emocionada. “Minha família estará toda aqui para torcer por mim. Ela, minha mãe, a pessoa que mais amo nessa vida, estará me esperando na linha de chegada.” Já em relação ao trajeto, acrescenta que os atletas terão que se superar, muito em virtude das subidas pesadas.

Para ela, o Circuito dos Vales destacam as cidades e favorecem o pessoal a conhecer mais dos espaços onde ocorrem as provas. “Eu mesma, nunca havia ido a Travesseiro, conheci através do Circuito. Estão de parabéns!”

Campeões já definidos

Após a prova de Teutônia também serão somados os pontos da classificação geral e de cada categoria. Serão premiados os melhores colocados em cada categoria, além dos três primeiros colocados gerais em cada modalidade. No total serão distribuídos 100 troféus. Desses, 34 já possuem dono.

Destaque para Igor Bohn campeão geral dos 5km masculino. O atleta de Estrela iniciou no esporte na escola, onde se destacou nos jogos escolares a nível municipal e estadual. Porém após um período afastado da modalidade para se dedicar ao futebol e ao esporte a motor, retornou em 2018 para correr o Circuito dos Vales em Estrela.

Para Bohn, o Circuito dos Vales é especial, pois foi onde começou a se destacar no Vale. Cita também que muitos começam no CV e vão adiante, a outras instâncias, a outras provas, correm pelo Brasil afora. “É um evento que oferece muito para um custo bem baixo, uma grande estrutura e uma organização impecável. Não é a toa que bate recorde de público de inscritos também a cada prova.”

Sobre a prova desse domingo onde já possui o título, cita que ela é desafiadora pois tem bastante morro, além de ser final de campeonato, onde todos estão bem treinados e querem ganhar. Cita que o objetivo está na semana seguinte também, quando disputa a final do Circuito Estadual Sesc de Corridas, em Santa Maria. Pela pontuação já é campeão também. “Apesar dos títulos gerais nas provas, meu objetivo é buscar subir no pódio nos dois fins de semana.”

Ainda no geral, a briga está boa em todas as categorias feminina. Nos 3km, Paola Horst Alves e Juliana Bagiston Morais disputam o troféu de primeiro lugar. Nos 5km, Luciana Rantz e Marciani Stevens. Já nos 10km estão Joselaine dos Reis e Vildes Cordeiro. No masculino, a disputa está ainda mais aberta nos 3km, onde o quinto colocado pode terminar como campeão dependendo dos resultados. Nos 10km, Juliano Kommer e Dionathan Hermes disputam o título.

Kits de participação

A retirada inicia no sábado, na Uninter, localizada na Rua 25 de Julho, no bairro Florestal, em Lajeado, entre 9h e 16h. Quem retirar antecipadamente concorre a brindes. No dia, a retirada ocorre entre 7h e 8h.

Saiba Mais

A temporada 2023 teve cinco etapas. Em março ocorreu a etapa de Arroio do Meio, em maio, a de Estrela, e em julho a de Lajeado. Em outubro foi a de Travesseiro/Marques de Souza. Neste domingo ocorre a de Teutônia. O evento conta com corridas de 3km, 5km e 10km; caminhada de 3km e 5km; ciclismo com trajeto de 40km; kangoo jump (feminino) de 3km; e corrida kids de 500m e 1km.

O Circuito dos Vales tem o patrocínio de Uninter, Dullius, Mega Compra, Imec Supermercados, Grupo Medical San e Saúde Univates. São apoiadores a Água da Pedra, DMF Esportes e Divine.

Inscrições para 2024

Durante a prova de domingo, os atletas presentes também terão acesso as inscrições para 2024. No dia será disponibilizado o site para adquirir o combo promocional e a inscrição para a primeira etapa.

Programação da 5ª etapa

 

6h30min – Início da retirada de kits
7h15min – Encerramento da retirada de kits
7h30min – Largada do Ciclismo
8h30min – Largada Corrida
8h33min – Largada Kangoo
8h35min – Largada Caminhada
9h30min – Corrida Kids
10h – Início da premiação da 5ª etapa
11h – Premiação dos Campeões do Ano

Números da etapa:

 

Corrida 3km: 507
Corrida 5km: 331
Corrida 10km: 165
Caminhada 3km: 102
Caminhada 5km: 228
Kangoo: 19
Bike: 49
Kids: 101
Total: 1502

 

Acompanhe
nossas
redes sociais