Projeto instiga jovens na reflexão sobre paz

LAJEADO

Projeto instiga jovens na reflexão sobre paz

Concurso de redação integra o Pacto Lajeado Pela Paz. Seis alunos serão contemplados com a publicação dos textos no jornal

Por

Projeto instiga jovens na reflexão sobre paz
Divulgação dos vencedores ocorreu durante encontro do projeto Ello, que busca desenvolver liderança nas escolas. (Foto: Bibiana Faleiro)
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Mais de 575 redações foram inscritas no concurso lançado pelo programa Pacto Lajeado pela Paz, em uma parceria entre a prefeitura e o Grupo A Hora. Destes, três textos de cada categoria foram premiados e terão suas produções publicadas no Jornal A Hora. O anúncio dos vencedores foi feito nessa quarta-feira, 22, durante o encontro do Projeto Ello, que reuniu líderes de turmas no Clube dos Quinze.

O concurso teve a participação de escolas municipais. Os alunos foram divididos em categorias A, do 4º ao 6º ano, e categoria B, do 7º ao 9º ano.

Com o tema “A paz na minha escola ou na comunidade”, a redação poderia ser em texto dissertativo, narrativo, descritivo ou poético, e com produção original e inédita, com no máximo 30 linhas.

Entre os objetivos da iniciativa, está o desenvolvimento do pensamento, da pesquisa, a criatividade, a originalidade e o raciocínio dos alunos. Além disso, busca valorizar a produção textual e oportunizar uma reflexão sobre a paz e atitudes não violentas.

Além da publicação das redações premiadas no Jornal A Hora, todos os alunos recebem um certificado de participação. A partir de agora, também será feito um momento nas escolas, com a divulgação dos resultados. Também ganhou destaque a escola que teve mais inscrições no concurso, a Emef São João.

Paz nas escolas

Secretária de Educação, Adriana Vettorello comenta sobre a importância do projeto desenvolvido nas escolas. “Trabalhar o socioemocional tem tudo a ver com a questão da aprendizagem. Isso ficou claro pra gente, por isso desenvolvemos esse assunto nas nossas escolas”, reforça.

Ela ainda destaca que o concurso de redação surge ao encontro de outros projetos que buscam desenvolver os alunos nas instituições de ensino. “É isso o que a gente quer, trabalhar esse protagonismo, essa autonomia, mas dentro de uma cultura de paz”.

A secretária ainda ressalta o grande envolvimento das escolas no concurso e diz ser evidência do trabalho do Pacto na educação. “A gente precisa motivar e ter pessoas que caminham com a gente, conquistar a confiança. No momento que a gente consegue esse primeiro passo, a gente vê a motivação dos envolvidos”.

Segundo Adriana, o caminho ainda é longo, mas acredita que o município está em evolução na temática da paz e da não violência.

Os vencedores

Categoria A – 4º ao 6º ano

  • 1º lugar – Raphael dos Santos Rodrigues, aluno do 4º ano da EMEF Oscar Koendefer
  • 2º lugar – Bruna da Silva Moesch, aluna do 5º ano da EMEF Vitus André Morschbacher
  • 3° lugar – Luiza Mallmann, aluna do 4º ano da EMEF Pedro Welter

Categoria B – 7º ao 9º ano

  • 1º – Lana Manoela Weber da Silva, aluna do 9º ano da EMEF Nova Viena
  • 2º – Wesley Souza de Oliveira, aluno do 9° ano da EMEF São João
  • 3º – Wellington Brand, aluno do 9º ano da EMEF Porto Novo

 

Acompanhe
nossas
redes sociais