“A CONTA SEMPRE VEM”. SEJA NA NATUREZA OU NO ESPORTE.

Opinião

Rodrigo Rother

Rodrigo Rother

Professor na UNIVATES e no CEAT - @rodrigorother

Colunista Esportivo

“A CONTA SEMPRE VEM”. SEJA NA NATUREZA OU NO ESPORTE.

Por

Vale do Taquari

Há um dito popular que remete a responsabilidade que todas pessoas têm por aquilo que fazem: “a conta sempre vem”! Não precisa ser um Einstein para entender que toda ação há uma reação. Neste caso, uma consequência ou uma conta para pagar. Esse ditado pode ser usado para várias situações, desde a calamidade que estamos passando com as cheias no Vale do Taquari (e nos demais eventos pelo mundo) quanto no esporte. Explico.

Vejo muitas postagens nas redes sociais e pessoas entrevistadas nos meios de comunicação perguntando: “até quando teremos que conviver com as enchentes”? A resposta é óbvia. Se olharmos de forma consciente para tudo que fazemos com nosso lixo, água, florestas, emissão de gases, manejo no solo, é óbvio que a enchente é a conta que a natureza está nos cobrando. Lamento informar, mas esta conta terá muitas parcelas acrescidas de juros.

Agora, no esporte, quando não se valorizam as categorias de base, não se cria uma estrutura de apoio, não se capacitam os profissionais que atuam com crianças e adolescentes ou não se criam alternativas para a subsistência do esporte em sua etapa inicial, é a mesma coisa que não criar saneamento básico ou não adotar um sistema de reciclagem de lixo em uma cidade.

Assim como acontece com a natureza, o preço de não oportunizar crianças a prática esportiva vai muito além do que pecar na formação de atletas. O boleto futuro virá em nome da sociedade, que não terá cidadãos que passaram pelos aprendizados do esporte: lidar com a frustração das derrotas, tirar aprendizados dos fracassos, superar-se, comemorar os sucessos e dividi-los com seus colegas de equipe, liderar e experimentar as consequências boas e ruins disso, vencer, valorizar o processo… poderia seguir o dia todo listando outros aspectos.

Estamos chegando ao final do ano. Momento em que clubes esportivos e entidades que mantém esporte de base reúnem-se com seus apoiadores para renovar patrocínios, além de buscar novos parceiros para manter ou melhorar o trabalho realizado com essa criançada. Se você que está lendo esse texto compreende o preço que será pago em um futuro não muito distante ou já está percebendo agora o tamanho da conta que virá, se de alguma forma pode apoiar ou conhece alguém que possa apoiar o esporte de base, faça sua parte. Ajude alguma entidade esportiva. Porque uma coisa é certa: “A conta sempre vem”. E poderá vir no seu nome também.

Acompanhe
nossas
redes sociais