Encantado cria coordenadoria de Proteção e Defesa Civil

ENTREVISTA | FRENTE E VERSO

Encantado cria coordenadoria de Proteção e Defesa Civil

Pasta atuará nas ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução

Por

Encantado cria coordenadoria de Proteção e Defesa Civil
Secretária-geral de governo, Clarissa Scatola, e prefeito Jonas Calvi (Foto: Diogo Fedrizzi)
Encantado

O município de Encantado foi atingido pela sexta enchente do ano e se recupera da penúltima ocorrida em setembro, quando deixou centenas de desabrigados. Devido aos constantes episódios, a gestão do prefeito Jonas Calvi decidiu criar a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, que atuará nas ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução.

“Nossa estrutura da Defesa Civil é muito enxuta, não temos profissionais suficientes que nos garantem previsões certeiras e imediatas”, relata Calvi.

A criação da coordenadoria é necessária devido às intensas chuvas que atingem a região. Ele destaca a necessidade de criar um órgão regional que atenda toda a Bacia Hidrográfica. “Elaboração de um plano de evacuação. A reurbanização dos locais atingidos. Dentre outros que precisamos para solucionar nossas demandas”.

A secretária-geral do governo de Encantado, Clarissa Scatola diz que há um trabalho árduo pela frente, mas na última enchente, houve melhor capacidade técnica. “Tivemos tempo de nos preparar, organizar e convencer as famílias a deixarem os locais de risco. Isso foi fundamental para a evacuação e os prejuízos serem menores”.

Os trabalhos de limpeza dos locais atingidos como, escolas, posto de saúde, órgãos públicos começaram ainda no domingo e permitiram que a maioria dos serviços retomassem na segunda. “Das sete escolas atingidas, quatro voltaram na segunda e somente três na terça, mas todas estão em pleno funcionamento, bem como na área da saúde e demais”, esclarece Calvi.

Projeto habitação

De acordo com o prefeito Jonas Calvi, projeto de benefício de 180 habitações referentes à cheia de setembro será oficializado na tarde desta quarta-feira, no Palácio do Planalto, em Brasília.

“Encantado será beneficiado com projeto de 180 habitações. Os primeiros projetos contemplados via Minha Casa Minha Vida – Calamidades. Hoje será divulgada a portaria e, em seguida, todo o processo licitatório. Acredito que até o início do ano estejamos bem resolvidos. Infelizmente não estaremos presentes, mas o município será beneficiado”, garante.

Ainda segundo Calvi, o município já dispõe das áreas para construção dessas moradias. “Áreas de terra já temos, projeto também e, isso fez com que Encantado e Lajeado fossem beneficiados com as moradias. Os locais são no bairro Navegantes, próximo ao posto de saúde, construção de três prédios e no berçário industrial, mais um bloco. Além disso, no São José, uma terra da União está liberada para loteamento de 100 casas, totalizando 180 habitações”.

Assista a entrevista na íntegra

 

Acompanhe
nossas
redes sociais