Água interrompe ligação secundária entre Lajeado e Arroio do Meio

ENCHENTE NO VALE

Água interrompe ligação secundária entre Lajeado e Arroio do Meio

Defesa Civil atua para retirada de famílias do bairro Navegantes. Projeção é que nível do Rio Taquari alcance nível visto em 2020. Na ponte de ferro, trânsito foi fechado

Por

Água interrompe ligação secundária entre Lajeado e Arroio do Meio
Foto: Felipe Neitzke
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O prefeito Danilo Bruxel, de Arroio do Meio, faz um apelo à população em meio à crescente ameaça das cheias na região. De acordo com ele, dentro das próximas horas o bairro Navegante ficará ilhado.

“Estamos desesperados já. Pedimos aos moradores para saírem, procurarem lugares mais altos. Desde à noite, estamos retirando pertences das pessoas”, enfatiza o prefeito.

Bruxel acredita que a enchente atual será maior do que a de 2020. Conforme leitura de Santa Tereza, uma das cabeceiras do Rio Taquari, houve um aumento de 0,92 centímetros na última hora, o que é muito preocupante.

“Em setembro, Deus olhou por nós, não tivemos óbitos, mas foi desesperador ver as pessoas em cima dos telhados”.

O prefeito informou que ainda há 25 pessoas desabrigadas desde a última enchente no ginásio do bairro Navegantes. Ele compartilhou os números das cotas do rio, indicando que estão se aproximando das marcas críticas, e expressou preocupação com os danos causados pelos arroios transbordados e acessos problemáticos.

“Estamos na nossa cota, cada município tem a sua leitura. A nossa cota já está em 31,15. Em setembro foi a 36. E a de 2020 deu 33,15. Logo vamos atingir essas marcas”, alertou Bruxel.

Acompanhe
nossas
redes sociais