Coleta de lixo será feita de manhã na área central de Lajeado

MEIO AMBIENTE

Coleta de lixo será feita de manhã na área central de Lajeado

Serviço não ocorre mais entre o final da tarde e início da noite, mas sim bem cedo

Por

Coleta de lixo será feita de manhã na área central de Lajeado
Foto: Divulgação/Assessoria de imprensa
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A partir da próxima segunda-feira, dia 20/11, a Prefeitura de Lajeado, por meio do setor de Limpeza Pública da Secretaria do Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Sema), irá alterar o horário da coleta de lixo na área central de Lajeado.

O objetivo da mudança é garantir que as ruas principais e de maior movimento do município estejam limpas e sem lixo logo no início da manhã, ampliando a percepção de limpeza da cidade. A coleta não será mais realizada entre o final da tarde e início da noite, mas sim bem cedo pela manhã.

Assim, os caminhões da coleta iniciarão o recolhimento dos resíduos nas áreas das ruas Júlio de Castilhos, Benjamin Constant (no bairro Centro), Bento Gonçalves e transversais destas ruas às 6h30 da manhã. Não há um horário definido de conclusão da coleta a cada dia, em razão de haver variações dependendo do dia da semana, do volume de lixo acumulado, do trânsito e de outras razões.

IMPORTANTE: Os comerciantes e moradores da área central devem ficar atentos ao novo horário de coleta. O lixo deverá ser depositado nos pontos de coleta no final da noite ou de manhã bem cedo para que seja recolhido. Quem deposita lixo nos pontos de coleta fora do horário é passível de multa.

Além disso, a coleta de lixo em todos os bairros também será iniciada às 6h30. Da mesma forma que no Centro, não há um horário definido de conclusão da coleta em cada bairro, então é possível que em alguns locais a coleta seja feita ainda de manhã e em outros locais seja concluída à tarde.

Como ajudar a diferenciar o lixo comum da coleta seletiva

Todos os bairros de Lajeado contam com coleta seletiva de lixo, destinada a recolher os resíduos que podem ser reaproveitados, reciclados e comercializados pelos integrantes da cooperativa que atuam no Aterro Sanitário de Lajeado. Os caminhões de coleta de lixo seletivo passam por cada bairro um dia na semana para recolher este tipo de resíduo.

Como as duas coletas, de lixo comum e a seletiva, começarão a ser feitas de manhã, é importante diferenciar os sacos de lixo de cada tipo. É importante a colaboração da comunidade para diferenciar o lixo comum do coletivo, evitando que o caminhão da coleta seletiva recolha o lixo comum e vice-versa. O trabalhador da coleta não consegue verificar cada saco de lixo na hora de recolher, então a diferenciação pela embalagem ajuda neste processo.

– Lixo comum: os trabalhadores da coleta de lixo comum consideram que as sacolinhas de supermercado e os sacos escuros são lixo comum porque é assim que a maioria das pessoas acondiciona o seu lixo. Assim, se você colocar lixo seco dentro deste tipo de embalagem é possível que ela seja recolhida como lixo comum.

– Lixo seco (coleta seletiva): sacos de cores mais claras, como azul ou branco, e embalagens de papelão ou transparentes, que permitem ver o conteúdo do saco, costumam ser usadas para acondicionar lixo seco, e estas serão recolhidas pelo caminhão de coleta seletiva.

Importante: Lembre-se de indicar na sacola quando há vidro quebrado dentro do lixo. Isso ajuda a evitar que os trabalhadores se machuquem durante a sua atividade.

Onde consultar a tabela das coletas e os horários:

Os dias de coleta, tanto a comum quanto a seletiva, e o horário em todos os bairros de Lajeado estão disponíveis no link

Acompanhe
nossas
redes sociais