Um debate crucial à segurança regional

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Um debate crucial à segurança regional

Por

O Grupo A Hora faz valer o compromisso com o Vale do Taquari e organiza na próxima terça-feira o Seminário Pensar o Vale Pós-Enchente. O evento é na Univates e reúne agentes públicos e privados das mais diversas esferas e entidades para debater um robusto e necessário plano para enfrentar os fenômenos climáticos na região. Um debate que chega atrasado, sim, e todos os protagonistas e líderes regionais sabem disso, mas cuja necessidade é cada vez mais latente. Antes tarde do que mais tarde, é preciso olhar com muito mais atenção aos riscos e peculiaridades do Rio Taquari e seus afluentes.

Não há mais tempo e espaço para amadorismo, negligência e subestimação. A tragédia de setembro matou mais de 50 pessoas. Dilacerou famílias. Destruiu lares e empresas. E tudo isso pode ocorrer outra vez se persistirmos nos erros do passado e não compreendermos as limitações do presente.

Luciano Müller assume Sincovat

A próxima diretoria do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Taquari (Sincovat) terá à frente o contador Luciano Müller. A chapa do profissional de Cruzeiro do Sul foi aprovada na quarta-feira. Ele fica no cargo de 1º de janeiro de 2024 a 31 de dezembro de 2025, e sucede a contadora Noeli Kuhn. A posse ocorre no dia 8 de dezembro. Na mesma oportunidade, ocorreram mais duas eleições. O presidente Dani José Petry e suas diretorias foram aprovadas para a prorrogação dos mandatos da Associação das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Vale do Taquari (Aescon) e do Sescon Vale do Taquari.

Giselda Hahn deve assumir a CDL

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Lajeado promove assembleia geral ordinária no próximo dia 14, na sede da entidade. A primeira chamada é às 11h15min e a segunda às 12h15min. Em pauta, a aguardada eleição da nova diretoria. A chapa única inscrita para a gestão 2024/2025 é presidida pela empresária Giselda Hahn, Diretora Administrativa da Cometa Livraria e Papelaria Ltda, e que na composição vigente atua como diretora na pasta da Capacitação. O atual presidente é Aquiles Mallmann, o popular “Cascão”, que está à frente da entidade em seu segundo mandato (2020/2021 e 2022/2023).

Cidadania em Arroio do Meio

Na terça-feira passada, um grupo de moradores se reuniu novamente para debater o cenário político de Arroio do Meio. E, após avaliações de possíveis siglas a serem adotadas, reuniões de fortalecimento dos interesses comuns e coletivos, e diversas conversas e encontros com agentes públicos em âmbito municipal e estadual, entre eles, o deputado estadual Juliano Franczak (Gaúcho da Geral) e a deputada federal Any Ortiz, eles optaram pela criação do partido Cidadania-23 no município. Os membros já trabalham com projeções e metas para 2024 e já traçam os objetivos para 2028. E também já elegeram a diretoria da comissão provisória. O presidente é Marcos Paulo Kuhn.

TIRO CURTO

  • O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou a criação de uma nova sigla no Brasil. É o Partido da Renovação Democrática (PRD), cujo número deve ser o 25. em tempo, é uma fusão do Patriota com o histórico PTB. Aliás, o Vale do Taquari ainda possui muitos agentes ligados ao agora extinto PTB.
  • Em Lajeado, o Republicanos conta com a liderança do empresário João Giovanella e, por ora, não confirmou qualquer coligação com A ou B. Por ora, reforço, a sigla projeta indicar nomes na majoritária. Giovanella é lembrado pelos correligionários. Mas ele prefere atuar nos bastidores.
  • Também em Lajeado, a nova iluminação da orla do Rio Taquari promete alimentar a concorrência sadia com a orla estrelense.
  • Instrutor e coordenador dos Grupos Folclóricos de Danças Alemãs de Estrela, Andréas Hamester ingressou na administração municipal e foi confirmado como o “Coordenador dos 200 anos da imigração alemã” na cidade.
  • O governo de Estrela confirma a presença do cantor Fernandinho (foto) durante o mês do Natal. O artista cristão de música gospel se apresenta no dia nove de dezembro. Antes dele, o show será do Padre Alessandro, agendado para o dia 1º de dezembro.
  • Já em Teutônia, o governo municipal anuncia para o dia 17 de novembro o aguardado “acendimento das luzes de natal” na cidade.
  • Secretária Estadual de Saúde, Arita Bergmann estará em Mato Leitão na segunda-feira. Ela concede entrevista no prédio da UBS Central, às 15h.

Olhar do Lucas

Nosso peregrino do Vale do Taquari andou pelas bandas de Sério, mais precisamente na divisa com os municípios de Forquetinha e Canudos do Vale. Por lá, ele fotografou a simpática igreja evangélica inaugurada no dia dois de junho de 1917.

Acompanhe
nossas
redes sociais