Secretário garante obras em calçadas de passeio em Bela Vista e Rui Barbosa

ARROIO DO MEIO

Secretário garante obras em calçadas de passeio em Bela Vista e Rui Barbosa

Projeto promete trazer mais segurança aos pedestres na VRS-811

Por

Secretário garante obras em calçadas de passeio em Bela Vista e Rui Barbosa
A falta de acostamento e local apropriado para o passeio coloca em risco muitos moradores do bairro. (Foto: GABRIEL SANTOS)
Arroio do Meio
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Após longa espera, o governo municipal de Arroio do Meio encaminha os últimos ajustes no projeto de calçadas de passeio entre os bairros Bela Vista e Rui Barbosa. O objetivo é desenvolver a construção ao longo da VRS-811, na rodovia Arnesto Dalpian, e assim proporcionar mais segurança aos pedestres que atualmente compartilham o caminho com veículos.

Em abril, o município assegurou recursos no valor de R$ 590 mil, confirmados pelo Ministério das Cidades, que já indicou o comprometimento no pagamento e repasse do montante. A intenção é que o projeto abranja uma extensão iniciando na ERS-130 em direção aos bairros, beneficiando toda a comunidade.

O secretário da Administração, Aurio Paulo Scherer, assegurou que a obra não será apenas uma ideia no papel, destacando que todos os trâmites estão sendo rigorosamente seguidos e encaminhados. Ele refutou veementemente a possibilidade, cogitada na Câmara de Vereadores, de o Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens (Daer) estar impondo obstáculos à execução.

Uma das inspirações para o projeto foi executada no distrito de Forqueta, onde, em 2022, aproximadamente R$ 418 mil foram investidos na construção de calçadas. Nessa localidade, uma extensão de 1,5 quilômetros foi concluída no lado esquerdo da rodovia, no sentido Arroio do Meio – Travesseiro. O financiamento também foi providenciado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e beneficiou áreas de maior movimentação, como a região da Camping do Irineu até a Olaria Winck.

Reivindicação antiga

Em meados de 2020, um grupo de moradores dos bairros Bela Vista, Rui Barbosa, localidade do Esperança e Forqueta coletou mais de 1,1 mil assinaturas. Eles pleiteavam a construção de calçadas, acostamento e pista de ciclismo. Na época, o documento foi protocolado no Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens (Daer), sinalizando a urgência da comunidade em relação às melhorias na infraestrutura viária.

Acompanhe
nossas
redes sociais