Lelo (enfim) em Lajeado

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Lelo (enfim) em Lajeado

Celso Kaplan (PP) chegou a ser cotado para assumir a Secretaria de Saúde de Lajeado ao fim da gestão à frente da prefeitura de Imigrante, em 2020. Mas foi só especulação. Agora, e após uma competente passagem pela Secretaria de Saúde de Estrela, onde enfrentou a covid-19 e parte da recente tragédia do Rio Taquari, ele enfim foi chamado ao governo lajeadense comandado pelo prefeito Marcelo Caumo. Aliás, Caumo atuou como advogado público no Executivo de Imigrante entre os anos de 2014 e 2016, durante a gestão de “Lelo”, em um projeto de migração do RPPS para o regime próprio. Ou seja, eles já atuaram juntos e isso pode ser uma vantagem. Em tempo, a nomeação de Lelo para auxiliar na condução da saúde no principal município do Vale do Taquari soa como um acerto por parte de Caumo. E tende a diminuir as críticas sobre a pasta.

Vereador deixa o PT e assina com Podemos

O vereador Felipe Reis foi eleito em Taquari pelo PSB, passou pelo PT, e na semana passada assinou filiação e assumiu a presidência municipal do Podemos. A mudança brusca de partido ocorre após uma série de conflitos com o presidente da câmara de vereadores, Leandro Mariante (PT), que culminaram em denúncias ao Ministério Público (MP) sobre suposta má administração do Legislativo. Antes de deixar o Partido dos Trabalhadores “Filipinho” também apontou um eventual “racha” entre o prefeito taquariense, André Brito (PDT), e o vice-prefeito, Ramon de Jesus (PT). E um dos fatos seria a forma de divulgar o repasse de recursos por parte do governo federal.

PSD x Schneider x PL

Setores do PSD de Estrela estariam insatisfeitos com o prefeito Elmar Schneider (MDB). Eu explico. Ocorre que o partido possui dois vereadores e um vice-prefeito eleitos, mas o gestor estrelense não repassou nenhuma secretaria à sigla. E a gota d´água teria sido a escolha dos novos secretários de Agricultura e Desenvolvimento Econômico, que novamente deixou o PSD à margem das nomeações. Por outro lado, e isso é uma observação repassada por um importante agente político do PSD local, o PL possui três secretarias e apenas um vereador eleito. E tal discrepância aumenta a insatisfação e o sentimento de injustiça nos corredores da prefeitura estrelense.

E as casas provisórias?

O terreno para receber as casas emergenciais – ou “provisórias” ou “temporárias”– em Arroio do Meio já está com a terraplenagem pronta há 15 dias. Entretanto, o governo municipal ainda não recebeu a sinalização para o necessário início das obras de construção das moradias.

Governo anuncia uma balsa

Treze agentes políticos posaram para a fotografia divulgada pelo governo estadual para ilustrar a matéria sobre a assinatura da ordem de início da “mobilização para a instalação da balsa para fazer a travessia do Rio Taquari, entre os municípios de Santa Tereza e São Valentim do Sul, na Serra”. Os serviços de mobilização devem ser concluídos em até 70 dias, quando a balsa iniciará o serviço de transporte de cargas e veículos até a construção de uma nova ponte. Sobre a nova ponte na ERS-431, o governo do Estado está na fase de “finalização do anteprojeto para a construção”. Mas não há previsão para início da obra. Assim como não há previsão para a reconstrução da ponte Brochado da Rocha, entre Muçum e Roca Sales.

Troca-troca no Estado

O governador Eduardo Leite anunciou, nessa terça-feira, durante reunião do secretariado de governo, duas alterações na equipe do primeiro escalão. O deputado federal Carlos Gomes (Republicanos) assumirá a Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária, em substituição a Fabrício Peruchin (União Brasil), que será o novo titular da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos. O atual secretário da pasta, o ex-deputado estadual Mateus Wesp (PSDB), assumirá um posto de assessoramento político no Gabinete do Governador.

TIRO CURTO

  • Luiz Fernando Martins Fonseca assume a presidência do Podemos em Lajeado. E o partido já está muito próximo ao MDB lajeadense. Aliás, e sobre os movimentos da oposição na cidade, tem muito Progressista torcendo – e muito – pela desunião do MDB com o PT.
  • Em Bom Retiro do Sul, o Ministério Público instaurou um “procedimento preparatório” para “investigar a formação de loteamento clandestino na localidade de Beira Rio”.
  • Já em Lajeado, a Associação de Moradores do bairro Moinhos agendou uma reunião pública no Ginásio Prof. Maria Aparecida Braun Ely, na Rua Allan Kardec. O encontro ocorre hoje, a partir das 18h30min. Na pauta, a polêmica cobrança de serviços de esgoto por parte da Corsan. Vereadores e representantes do poder público foram chamados para o evento.
  • Vereador em Teutônia, Márcio Vogel (MDB) propõe o título de “Cidadã Teutoniense” a Maria Lúcia de Oliveira Blazoudakis, “pelos relevantes serviços prestados ao município”.
  •  O PP de Encantado deve concorrer com chapa pura em 2024. E Paulo Costi e Enoir Cardoso são os nomes mais cotados para compor a chapa.
  • Já em Estrela, o PP ainda não definiu a estratégia. Há quem aposte na presença de Celso Kaplan (PP) em alguma coligação, inclusive ao lado de Carine Schwingel (União Brasil). Porém, ele rechaça tal possibilidade. Sobre isso, aliás, o vereador Márcio Mallmann (PP) também é cotado para compor chapa com a ex-secretária Carine. E ainda há possibilidade de Mallmann concorrer a vice ao lado do colega vereador, João Braun (PP). Ou seja, tudo pode acontecer.

Acompanhe
nossas
redes sociais