Uma ponte no bairro Aimoré, em Arroio do Meio, ficava interditada após o deslizamento de terra. As recentes inundações e o excesso de chuvas tinham danificado a estrutura. A ponte ligava o Centro da cidade ao Distrito Industrial de Aimoré.
Enquanto isso…
Em busca da legalização do divórico no Chile – Há 20 anos, o divórico era ilegal no país. Uma nova lei estava prestes a ser aprovada, que substituiria a legislação estabelecida há mais de 100 anos, em 1884, que ainda regia as relações civis no Chile. O debate era intenso no país, a Igreja Católica condenava a medida, mas a nova lei foi aprovada em maio de 2004. Naquela época, o Chile era um dos três únicos países no mundo que proibiam o divórico.
A manchete foi impressa na capa do Jornal O Informativo de 2003. Na época, o jornal noticiava que estava pronto o Sistema de Alerta Contra as Cheias. Com o novo monitoramento, era possível antecipar em até um dia e meio o comportamento das águas na região.
Finalíssima do Frempat
A 4ª edição do Festival Regional Estudantil de Música Popular do Alto Taquari (Frempat) chegava a sua etapa final. As apresentações ocorriam no Parque do Imigrante, em Lajeado. Ao longo da edição de 1973, o concurso passou por Encantado, Estrela e Arroio do Meio. Após a premiação dos vencedores, foi feito um baile com escolha da Rainha do Frempat, nas dependências dos salões da Acvat, em Lajeado.
O concurso era organizado pelo antigo Instituto Musical Mascarenhas do Alto Taquari, com sede em Encantado. À frente do projeto estava o professor Harry Souza Lopes. Em 1973, conforme o Jornal de Lajeado, o professor rasparia a barba em público na final do concurso, para cumprir a promessa feita no Frempat de 1972.
Vencedores
Categoria compositor
1º lugar – Luís Carlos Fontana
2º lugar – Jorge Faccioni
3º lugar – Luiz Carlos Zamboni
Categoria cantor
1º lugar – Luiz Carlos Zamboni
2º lugar – Wanderley Petry
3º lugar – Luís Carlos Fontana
Categoria conjunto
1º lugar – Ana Luíza e Stela Maris
2º lugar – Os Filhos do Sol
3º lugar – América Tropical
4º lugar – Copacabana
Enquanto isso…
Negociações da Itaipu – O projeto de construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu já estava em discussão entre os governos do Brasil e do Paraguai. Na época, as negociações previam que o excedente de energia produzido para o Paraguai fosse vendido para o Brasil, já que a demanda energética do país era menor. As obras de construção da usina de fato só começaram em 1975, mas até hoje, o Brasil compra o excedente dos 50% da energia produzida pela Itaipu.
Quinta é
- Finados
- Dia dos Mortos
- Dia Internacional pelo Fim da Impunidade dos Crimes contra Jornalistas
Sexta é
- Dia da Instituição do Direito de Voto da Mulher
- Dia Nacional do Quilo
Santo do dia: São Martinho de Lima