Manifestantes cobram esclarecimentos sobre doações aos atingidos pela enchente

ESTRELA

Manifestantes cobram esclarecimentos sobre doações aos atingidos pela enchente

Moradores de bairros afetados se reuniram em frente à câmara. Recursos destinados via Pix à Defesa Civil ultrapassam R$ 350 mil. Pedido é para que valores sejam repartidos entre a população

Por

Atualizado segunda-feira,
23 de Outubro de 2023 às 21:03

Manifestantes cobram esclarecimentos sobre doações aos atingidos pela enchente
Foto: Karine Pinheiro
Estrela

Um grupo de moradores dos bairros das Indústrias e Moinhos se reuniram em frente à câmara, na noite desta segunda-feira, 23, para cobrar esclarecimentos sobre a utilização de recursos doados durante a enchente histórica de setembro.

O motivo é o uso dos recursos que somam R$ 350 mil transferidos para uma conta pertencente à Defesa Civil do município. Os moradores alegam que os valores devem ser partilhados a população atingida pelo cheia, e não utilizado para compra de equipamentos à Defesa Civil.

Uma das organizadoras do protesto, Camila Nascimento afirma que muitas famílias ainda seguem sem estrutura para retornar às casas. Outras críticas do grupo são quanto à demora pelos pagamentos dos recursos estadual e federal à população e sobre os entulhos colocados em frente ao Porto de Estrela.
“Perdemos casas, carros, móveis e ficamos com as crianças para cuidar. Quando precisamos desse recurso, a Defesa Civil se apropriou. Tem que ser repartido entre a população”, afirma.

Comissão avalia destinação de recursos

Durante a entrega de uma máquina à Secretaria de Agricultura, o prefeito Elmar Schneider confirmou que o governo de Estrela irá delegar a uma comissão mista, a destinação dos recursos recebidos por meio do PIX da Defesa Civil.

A Comissão será formada por representantes dos Poderes Executivo e Legislativo, Clubes de Serviço – Rotary, Lions e Liga Feminina, União das Associações de Moradores de Estrela, Cacis, STR, representantes das igrejas Luterana, Católica e de pastores Evangélicos de Estrela.

Acompanhe
nossas
redes sociais