Aprendizagem organizacional

Opinião

Albano Mayer

Albano Mayer

Administrador de Empresas, Empresário, Consultor e Assessor de Gestão

Entusiasta do tema liderança

Aprendizagem organizacional

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

No meu artigo de fevereiro de 2023, falei sobre LLL – Lifelong Learning. Aprendizado para a vida inteira, é um modelo que representa a realidade pessoal e empresarial atual. Ao nos aprofundarmos no tema aprendizagem organizacional, vamos perceber que, nas empresas, são necessários ciclos e modelos de aprendizado.

Podemos validar esse conceito em um dos critérios do MEG – Modelo de Excelência em Gestão, da Fundação Nacional da Qualidade. Esse modelo serve para avaliar a maturidade da Gestão Empresarial. No item “Aprendizado organizacional e inovação”, ele traz o seguinte requisito: “Para ser competitiva no mercado, toda organização, seus colaboradores e redes precisam sempre buscar novos patamares de competência, por meio de um ciclo de aprendizado permanente. Aprender e inovar sempre: esse é o caminho.”

A competência empresarial pode ser ampliada a partir da aprendizagem organizacional. Identificando as carências da empresa e preparando melhor os profissionais e seus times, teremos uma empresa segura nas suas atividades, com melhor produtividade e ótimos resultados operacionais e pessoais.

Durante o ciclo anual dos subsistemas de RH, temos naturalmente no segundo semestre a avaliação de desempenho. Nela, confirmamos individualmente as competências técnicas e as competências comportamentais (Hard Skills e Soft Skills). Podemos também identificar as lacunas de conhecimento organizacional e definir o que precisaremos aprimorar na nossa equipe nos anos seguintes. Assim, surgem o PDI – Plano de Desenvolvimento Individual e o PDO – Plano de Desenvolvimento Organizacional.

A tarefa de desenvolver o PDO é complexa, pois deve estar alinhada ao planejamento estratégico da empresa e às suas ambições de crescimento. Neles, encontramos informações adicionais que nos auxiliam a identificar o que precisaremos aprimorar no conhecimento empresarial. Um novo produto ou serviço, um novo mercado, um novo equipamento ou mesmo uma inovação irá precisar de conhecimento, e considero de responsabilidade da gestão de pessoas o manejo do conhecimento organizacional.

O gerenciamento da aprendizagem organizacional não é facilmente implementado. Durante os anos em que acompanho as empresas, sempre percebo uma grande lacuna entre ela e a gestão organizacional. Cabe a nós, gestores, entendermos a nossa necessidade de conhecimento e estreitar essa lacuna para garantir o sucesso pessoal e empresarial.

Boa sorte! Conte comigo nessa jornada.

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