Granja Guaporé: entre as melhores em evolução genética

Produzido por AI Dália

Granja Guaporé: entre as melhores em evolução genética

Empreendimento da Dália Alimentos ocupa quarta posição no ranking das granjas InGene do Brasil, divulgado em setembro

Apresentado por

A Granja Guaporé, que integra a produção de suínos da Dália Alimentos, destaca-se em quarto lugar no ranking das granjas InGene do Brasil neste ano, conforme divulgação realizada em setembro. Esse é o resultado da constante evolução genética da granja que, em 2021, ocupava a 19ª colocação entre 47 empreendimentos nacionais analisados. Já em 2022, a unidade em Guaporé subiu algumas posições e terminou o ano em 16º, em meio a 49 granjas observadas no Brasil.  

 

Com a melhora no desempenho genético, há maior capacidade produtiva das fêmeas, aumentado os nascidos totais, o que também favorece a queda na mortalidade, pré-desmame e, consequentemente, eleva o número de desmamados em um ano. Além disso, o aumento do potencial genético contribui para melhorar a qualidade das matrizes, favorecendo a eficiência e robustez dos animais, ou seja, possibilitando a melhora na conversão com o maior potencial de ganho de peso diário, com menor consumo de ração. 

 

Melhor desempenho

Outra vantagem da melhora genética é a transmissão dessas características para os animais terminados que atingem boas condições de sanidade, manejo e nutrição, características que expressam durante a fase de creche e terminação, conferindo melhor desempenho e menor taxa de mortalidade desde o nascimento até o abate. 

 

Concurso premia encarregado da Dália

Em paralelo à divulgação do ranking nacional das granjas, a Topigs Norsvin lançou um concurso para a escolha do nome de um novo Núcleo Genético, que está sendo construído em Lages (SC) e teve como vencedor o encarregado da Granja Guaporé, Alison Josué Padilha. O concurso “Inovação tem nome” contou com a participação de clientes, multiplicadores, colaboradores e representantes da Topigs. 

“A empresa presta assistência técnica aqui na Granja Guaporé e está em fase de conclusão deste núcleo no município de Lajes. Para celebrar essa conquista, a Topigs lançou um concurso para eleger o nome do novo empreendimento, que se chamará Inovare, por meio do qual sete jurados escolheram a minha sugestão”, afirma Padilha. Como premiação, ele e a esposa aproveitarão um final de semana em um hotel fazenda em SC e conhecerão o núcleo genético da Topigs.  

 

Saiba mais

A unidade da Dália produz, em média, 500 leitões semanais entre machos e fêmeas e é uma das duas granjas certificadas, sendo que a outra está localizada em Colinas. Ao todo, em Guaporé são seis colaboradores que seguem as orientações da equipe técnica para os manejos de produção e melhoramento genético, os quais permitem garantir a reposição do plantel dos integrados da cooperativa. 

LEGENDAS:

Granja Guaporé produz, em média, 500 leitões por semana, com manejo de produção e melhoramento genético

Alison Padilha, encarregado da unidade, venceu concurso que definiu nome de um novo Núcleo Genético, em Lages (SC)