O Ceat, a comunidade lajeadense e o sucesso da Onase

Opinião

Rodrigo Rother

Rodrigo Rother

Professor na UNIVATES e no CEAT - @rodrigorother

Colunista Esportivo

O Ceat, a comunidade lajeadense e o sucesso da Onase

Por

Atualizado quinta-feira,
05 de Outubro de 2023 às 09:10

Vale do Taquari

A Rede Sinodal de Educação valoriza a prática esportiva como algo muito importante na formação dos alunos e atletas. Tanto é, que realiza um evento anual (um ano nas modalidades voleibol e basquetebol e no outro atletismo e xadrez), com sede itinerante envolvendo escolas de toda Região Sul do Brasil. Este evento recebe o nome de Onase – Olimpíada Nacional da Rede Sinodal de Educação.

Este ano a Onase está acontecendo em Lajeado, tendo como organizador e sede o Colégio Evangélico Alberto Torres. Mesmo sendo de periodicidade anual, a última edição havia sido somente em 2019, em função da pandemia que assolou o mundo e paralisou inúmeros eventos esportivos, desde profissionais até categorias de base.

Além de ser uma Onase que marca o retorno do evento ao calendário escolar e esportivo da Rede, as cheias que devastaram o Vale do Taquari colocaram em dúvida a realização deste importante evento. E foi no momento mais crítico, triste e difícil que um elemento surgiu neste contexto e mudou tudo: o apoio da comunidade! E não me refiro somente a comunidade escolar, mas toda a comunidade lajeadense. Alunos, familiares, professores, amigos, ex-alunos, poder público, iniciativa privada…. foram tantos que “arregaçaram as mangas” e reconstruíram, cada um ajudando com as suas condições, o cenário perfeito para uma “volta por cima”.

A Onase simboliza a superação das adversidades e o recomeço. Mas não de qualquer forma. O recomeço pautado na força do coletivo e do envolvimento da comunidade. Este é mais um grande exemplo que somente o esporte pode proporcionar e que reforça ainda mais os aprendizados que os participantes da Olimpíada Escolar levarão para sua formação pessoal. Venham torcer pelos nossos jovens atletas e fazer parte deste grande evento!

Os jogos da Onase ocorrem nos ginásios do Ceat e Parque do Imigrante, no basquete, e Univates e Centro Esportivo Municipal, no vôlei, até sexta feira.

Acompanhe
nossas
redes sociais