Instigado a fazer a diferença

Opinião

Rogério Wink

Rogério Wink

Instigado a fazer a diferença

Por

Vale do Taquari

Afirmar que vivemos em um cenário de constantes mudanças, com desafios cada vez maiores, é “chover no molhado”. Em meio a tantos desafios, é até normal se sentir desmotivado, confuso e sem esperança. No entanto, é importante lembrar que não estamos sozinhos. Existem pessoas, muitos de nós, que anseiam por fazer a diferença e deixar um legado positivo e contribuição tanto no âmbito pessoal quanto profissional.

Essa busca muitas vezes requer inspiração e orientação de outras pessoas. Vamos entender porque as pessoas precisam de alguém que as instigue a fazer a diferença, examinando como mentores e modelos a seguir desempenham papéis cruciais nesse processo. Vejamos os mentores: são guias que desempenham um papel importante em nossas vidas quando se trata de nos instigar a fazer a diferença. São indivíduos experientes e sábios que oferecem orientação, conselhos e apoio para aqueles que buscam um caminho de impacto.

Ter um mentor pode nos ajudar a evitar erros comuns, aprender com suas experiências e adquirir ensinamentos valiosos. Além disso, os mentores frequentemente têm a capacidade de nos desafiar a alcançar nosso potencial máximo. Eles nos incentivam a sair da zona de conforto, estabelecer metas ambiciosas e trabalhar planejadamente para alcançá-las. Quando alguém acredita em nosso potencial e nos desafia a fazer mais, é provável que nos esforcemos mais para fazer a diferença.

Outra forma é buscar modelos a seguir: ter modelos externos a seguir é outra maneira pela qual as pessoas são instigadas a fazer a diferença. Um modelo é alguém que já alcançou um resultado e impacto em uma área que nos interessa. Eles servem como exemplo prático de como é possível criar mudanças positivas.

Quando encontramos e estudamos os modelos, aprendemos com suas jornadas e estratégias. Isso fornece conhecimento prático e nos inspira a acreditar que podemos realizar feitos semelhantes. Os modelos a seguir nos mostram que as grandes realizações são alcançáveis, desde que dediquemos trabalho focado ao caminho desejado. Adicionalmente, a presença de alguém que nos instigue a fazer a diferença nos impulsiona a atingir nossos objetivos pessoais e profissionais, mas também tem impacto positivo no meio em que vivemos.

Quando indivíduos são encorajados a buscar a excelência e a contribuir de maneira significativa, eles se tornam agentes de mudança que podem influenciar também outros ao seu redor. Portanto, a presença de alguém que nos instigue a fazer a diferença não apenas beneficia o indivíduo, mas cria um ambiente melhor. A busca por fazer a diferença não está restrita a um grupo específico. Todas as pessoas, independentemente de sua idade, origem ou habilidades, têm o potencial de criar um impacto positivo.

Acompanhe
nossas
redes sociais