No mês de outubro, o GA estará conectado com a Flórida, nos EUA, e todas as novidades que envolvem a exploração espacial. Isso porque o estudante João Pedro Scherer de Sampaio Carvalho, do 1º ano A, do Ensino Médio, integrará uma formação oferecida pela Agência Espacial Norte Americana (NASA). Entre os dias 8 e 14, ele participa de curso na KSCIA International Space Academy, com atividades relacionadas à robótica e desenvolvimento de foguetes.
Segundo João, ele sempre foi aficionado por foguetes. O insight determinante para se voltar a essa área do conhecimento passa por seu interesse em construir coisas e o apego à física e à química. “Eu leio bastante sobre esses temas e comecei a ter maior interesse na parte mais experimental da produção de foguetes”, lembra.
De acordo com a mãe, Débora Carvalho, João cresceu no meio, já que o pai era piloto e sempre falou de ciências aeronáuticas com o filho. Além disso, desde o 4º ano no GA ele se mostrou muito inteligente e com foco específico para esses temas.
Sabendo do interesse do JP por essa área, ela passou a acompanhar plataformas que falassem sobre pesquisa espacial. Foi onde descobriu a KSCIA, agência autorizada da NASA para estimular o interesse de jovens na chamada “STEM – Science Technology Engineering and Math”. “A condição era inglês fluente e média superior a 8. Garantimos isso e o João foi admitido a participar do programa”, explica Débora.
Acolher para desenvolver
Depois de morar na China por quase oito anos e ser alfabetizado em inglês e mandarim, João retornou com a família para o Brasil aos dez anos de idade. Ele e o irmão, Eduardo, dois anos mais novo, tinham dificuldades para escrever e ler em portuugês. Porém, de acordo com Débora, o acolhimento e profissionalismo pedagógico do GA foi determinante para a educação dos filhos.
“É um colégio que vemos como de vanguarda. Lembro que quando estávamos para voltar, entramos em contato com algumas escolas de Lajeado e o GA foi quem melhor nos acolheu, não criou dificuldades e entendeu nossa situação”, recorda.
O que o estudante do GA vai conferir no curso da NASA
* Projetos com base no high school,
* Palestras com instrutores da KSCIA;
* Visita com integração com acadêmicos americanos;
* Eventos à noite para enriquecimento cultura;
* Tours técnicos em universidades da Flórida;
* Atividades relacionadas ao campo espacial e robótica, conhecimento tecnológico;
* Turismo relacionado aos temas;
* Interação com cientistas, astronautas, astrônomos, pesquisadores, representantes de companhias multinacionais de tecnologia;
* Atividades culturais.