Uma comitiva do governo federal desembarca no Vale pela terceira vez neste mês nesta quarta-feira, 27. Entre os principais temas a serem debatidos, está a habitação dos municípios atingidos pela enchente e liberação de valores do BNDES. As reuniões de trabalho serão feitas com os prefeitos, entidades e cooperativas todo o dia.
Em entrevista ao programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, o secretário de Comunicação Institucional do governo federal, Maneco Hassen, diz que no caso das habitações, dois problemas já são percebidos: casas destruídas que tinham alto valor e pessoas que não querem deixar o local que foi atingido. “O recurso, seja municipal, federal ou estadual, não pode ser aplicado em áreas de risco”, salienta. O projeto é válido também para áreas rurais.
Liberação do BNDES
Há duas semanas, o governo federal anunciou a concessão de empréstimo de R$ 1 bilhão do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Conforme Hassen, a partir de quarta-feira será feita a orientação aos empresários sobre quando o valor será liberado e em qual banco.
“Uma das tarefas das reuniões de trabalho desta comitiva é finalizar o detalhamento das buscas pelas empresas. Precisamos do regramento para dizer ‘vai em tal banco em tal dia’”, explica. O valor liberado ainda pode aumentar. Agricultores também serão incluídos no programa.
Assista a entrevista na íntegra