Em Estrela, vice-governador reforça prioridade à retomada da educação

CHEIA NO VALE

Em Estrela, vice-governador reforça prioridade à retomada da educação

Gabriel Souza visitou locais afetados pela enchente e participou de reunião para tratar da mudança da sede do 40º BPM

Em Estrela, vice-governador reforça prioridade à retomada da educação
Foto: Joel Vargas

O vice-governador Gabriel Souza visitou Estrela na manhã deste sábado, 16, pela primeira vez desde a enchente que atingiu 65% do município, na primeira semana de setembro. A comitiva passou pelos bairros das Indústrias e Moinhos, os mais afetados pela cheia, e foi ao ginásio municipal Ito João Snel, no bairro Oriental, onde estão as famílias desabrigadas.

Souza passou pela Associação dos Moradores do Bairro das Indústrias (AMBI), que concentra um ponto de entrega e coleta de doações nas localidade. Duas escolas estiveram no roteiro: a Escola Municipal de Ensino Fundamental Leo Joas e a Escola Estadual de Ensino Fundamental Moinhos. A instituição estadual retoma as aulas na segunda-feira, 18.

“É importante a volta gradual da rotina escolar, mesmo que no início não haja aulas propriamente ditas, para que as crianças saiam de ambientes tensos, como esses que são improvisados para receber as famílias em um primeiro momento”, pontuou o vice-governador.

A ideia de estabelecer melhorias em abrigos foi outro aspecto mencionado por Souza. “Ontem o governador (Eduardo Leite) determinou a qualificação dos albergues, se eles eventualmente continuarem por mais algum tempo”, acrescentou. Entre as medidas, preparar divisórias e melhores banheiros para maior intimidade das famílias.

Mudança da Brigada

Antes do roteiro pela cidade, o vice-governador se reuniu com prefeitos e representantes da Associação Estrelense Pró-Segurança Pública (Aespro), para falar sobre a mudança da sede do 40º Batalhão de Polícia Militar (BPM), que passa de Estrela para Teutônia.

Uma reunião na próxima semana com o comandante-geral da Brigada Militar (BM), coronel Cláudio dos Santos Feoli, deve ampliar o debate sobre a manutenção das atividades em Estrela. A intenção é construir uma nova sede para o batalhão no município, em substituição ao prédio afetado pela enchente, localizado na rua Coronel Brito.

Acompanhe
nossas
redes sociais