Fogo simbólico da pátria permanece aceso até 9 de setembro em Lajeado

vale do taquari

Fogo simbólico da pátria permanece aceso até 9 de setembro em Lajeado

Comemorações cívicas iniciaram com a chegada da centelha, que ocorreu na manhã desta segunda-feira, 21

Por

Atualizado segunda-feira,
21 de Agosto de 2023 às 19:28

Fogo simbólico da pátria permanece aceso até 9 de setembro em Lajeado
Foto: Bianca Mallmann
Lajeado

O Fogo Simbólico da Pátria chegou a Lajeado nesta segunda-feira, 21. A centelha da 86ª edição da Corrida do Fogo foi recebida no trevo da entrada principal do município, junto ao Monumento do Imigrante, e depois percorreu as principais vias do município. O momento marcou o início das comemorações cívicas, que se encerram em 9 de setembro, quando ocorre o Desfile Cívico Militar.

O fogo foi trazido por um grupo coordenado pelo presidente da Liga da Defesa Nacional (LDN), Coronel Ataíde Moraes Rodrigues.

“O fogo simbólico da pátria pretende acender no coração do nosso povo o sentimento de patriotismo e ações de civismo. É fazer parte da comunidade, cumprindo com seus deveres, e podendo exercer na plenitude os seus direitos. É demonstrar o amor que temos pela pátria, assim como pelo nosso lar, comunidade, município, estado”, diz Coronel Moraes.

O trajeto terminou no Quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Lajeado, onde o fogo foi recepcionado. A centelha foi entregue ao secretário de Segurança Pública de Lajeado (SESP), Paulo Locatelli, que acendeu a pira. A chama ficará acesa na cidade até 9 de setembro.

As comemorações da Semana da Pátria neste ano abordam dois temas. A nível nacional é celebrado o centenário do falecimento de Rui Barbosa de Oliveira, o “Águia de Haia”. Já em nível regional, o tema refere-se ao centenário da Revolução de 1923.

“Advogado de formação, Rui Barbosa foi um grande jurista, político, diplomata, escritor, filólogo, tradutor, jornalista e orador. Hoje temos a honra de lembrá-lo e reverenciá-lo”, destacou o coronel durante a cerimônia.

Em todo o estado, são dez equipes responsáveis por percorrer os municípios gaúchos. Cada grupo tem a responsabilidade de atender cerca de 35 municípios. A Corrida do Fogo Simbólico da Pátria começou na segunda-feira, 21, e segue até sexta-feira, 25.

Acompanhe
nossas
redes sociais