Expointer sediará audiência pública sobre crise na Languiru

ESTADO

Expointer sediará audiência pública sobre crise na Languiru

Debate sobre consequência socioeconômicas em função dos problemas da cooperativa ocorre na próxima segunda-feira, 28, na Casa da Assembleia Legislativa

Por

Expointer sediará audiência pública sobre crise na Languiru
Casa da Assembleia na Expointer (Foto Celso Bender / Divulgação)
Estado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Duas audiências públicas propostas pelo deputado Rodrigo Lorenzoni e que precisaram ser adiadas em função de previsão de ciclone, no mês de julho, serão realizadas durante a 46ª edição da Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

A grave crise enfrentada pela Languiru e as consequências socioeconômicas dessa situação para uma região que tem cerca de 180 municípios serão pautas de audiência que vai reunir produtores e dirigentes da cooperativa, secretários municipais de agricultura, secretários estaduais da Agricultura, da Fazenda e de Desenvolvimento Rural e Emater – e de entidades ligadas ao setor, associações de municípios e universidades.

A Languiru, uma das mais representativas cooperativas de produção de aves, suínos, laticínios, rações e varejo do Estado, entrou em processo de liquidação extrajudicial no mês passado e agora tenta proteger o patrimônio e garantir a manutenção das atividades. A audiência pública está marcada para na segunda-feira, 28, das 10h às 12h, na Casa da Assembleia Legislativa na Expointer.

Situação do Mormo no RS

A realização da audiência pública para discutir e conhecer a atuação das autoridades sanitárias no enfrentamento ao Mormo foi uma reivindicação de criadores de cavalos e profissionais veterinários, preocupados com prevenção, controle e erradicação da doença. O Mormo, doença infecciosa que afeta principalmente os cavalos, mas que pode atingir e ser letal aos seres humanos, não tem cura e a única forma de controle, no caso de confirmação da doença, é o sacrifício do animal contaminado.

A audiência sobre o Mormo está marcada para o dia seguinte, terça-feira (29), das 10h às 13h, na Casa da Assembleia Legislativa na Expointer.

Agendar as audiências para a Expointer, segundo Rodrigo Lorenzoni, vai facilitar a participação de interessados nos dois temas. “A Expointer é a maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina, lá estarão mais de quatro mil animais de produtores do RS, do Brasil e até de outros países. Essa grandiosidade do evento pode trazer às nossas questões outras concepções e isso é importante, dá outra dimensão as nossas próprias estratégias”, afirma o deputado.

Acompanhe
nossas
redes sociais