Prefeito de Taquari assina aditivo contratual com a nova Corsan

concessão

Prefeito de Taquari assina aditivo contratual com a nova Corsan

Agora, contrato de serviço está adequado às exigências do Marco Legal do Saneamento

Por

Atualizado sábado,
19 de Agosto de 2023 às 00:50

Prefeito de Taquari assina aditivo contratual com a nova Corsan
Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A Corsan, agora controlada pela Aegea, assinou nesta sexta-feira, 18, com a prefeitura de Taquari o aditivo contratual que adequa a prestação de serviços de saneamento básico na cidade às exigências do Marco Legal do Saneamento Básico.

Com a formalização do contrato de concessão, o prefeito André Brito garante ao município o aporte de investimentos necessários para o cumprimento da universalização dos serviços de água e esgotamento sanitário até 2033, obrigação municipal definida por lei. O contrato inclui, além da extensão do prazo da prestação de serviços da Corsan até 2062, metas quantitativas de não intermitência do abastecimento, de redução de perdas e de melhoria dos processos de tratamento.

Taquari tem o desafio de sair de zero para 90% em cobertura de serviços de esgotamento sanitário, cumprindo o que determina a legislação do setor. Para atender a essa demanda, a Corsan investirá na construção de uma estação municipal de tratamento de esgoto com sistema de separador absoluto.

O investimento previsto no município, estimado em R$ 145 milhões até 2033, integra o programa de universalização de serviços da Corsan. Sob administração do Consórcio Aegea, a Companhia deve aportar um total de R$ 15 bilhões, na próxima década, para qualificação da infraestrutura de abastecimento de água e expansão do sistema de esgotamento sanitário em 317 municípios gaúchos.

Em sessão solene na Câmara Municipal de Vereadores na manhã desta sexta-feira, em Taquari, o vice-presidente de Operações do Grupo Aegea, Leandro Marin, reforçou a parceria entre Corsan e município para o atendimento das demandas locais. “A Aegea tem consciência da responsabilidade que é assumir um projeto como esse, aqui no município e com todo o estado do RS. Reafirmo nossa disposição em contribuir com o desenvolvimento local, com todos os benefícios que o saneamento traz, e que são inúmeros, juntamente à gestão que o prefeito vem fazendo aqui em Taquari. Estamos aqui não apenas para cumprir a lei do saneamento, que definitivamente não é pouca coisa, mas também tudo que vem junto com ela”, destacou.

Na tribuna, o prefeito André Brito avaliou que após uma série de reuniões técnicas realizadas com a nova controladora da Corsan, “fomos convencidos de que a Aegea está preparada para cumprir, junto à nossa cidade, com as obrigações do marco regulatório [do saneamento]. Antes, municípios ‘mendigavam’ por recursos, por emendas, para fazer uma parte ínfima do saneamento básico, tudo era muito complicado, não andava. Quando nos reunimos com a Aegea, nos apresentaram todo o mapeamento da nossa cidade, com a proposta da empresa, recursos e projetos para atingir esses 90%. Nós não poderíamos ser irresponsáveis de não pensar no futuro da nossa cidade. E se prepara o futuro quando se pensa em saneamento”, pontuou.

Para a presidente da Corsan, Samanta Takimi, o momento é de comemoração. “Na visão do prefeito, a universalização deve ser priorizada e os ajustes necessários ao município de Taquari hoje se confirmam na assinatura. Taquari começa a ingressar na universalização no abastecimento de água e na coleta do serviço de esgoto”, afirmou.

Acompanhe
nossas
redes sociais