O mundo contemporâneo pede por alternativas e empreendimentos que sejam sustentáveis econômica, social e ambientalmente. Ainda mais em um cenário de crescimento e desenvolvimento, como vive a cidade de Lajeado. Por isso, a DNW Empreendimentos Imobiliários pauta sua atuação sob esse princípio. E um bom exemplo é o empreendimento Altos da XV, no bairro Florestal, onde até a estrutura de esgoto está adequada às soluções inovadoras e coletivamente responsáveis.
Segundo o arquiteto Marcos Nesello, sócio da DNW, o Altos da XV está sendo desenvolvido para traduzir o DNA de pertencimento do morador com a cidade, o que inclui um equilíbrio entre as facilidades de um centro econômico e a sensação de “rua do interior”. “Além disso, o processo de sustentabilidade econômica, logística e de infraestrutura passa também pelas questões de esgoto. Afinal, todos os condomínios da cidade precisam desenvolver um sistema de tratamento para o esgoto gerado”, analisa Nesello.
De acordo com Alana Pitol, engenheira civil e sócia da P9 Engenharia de Estruturas, escritório responsável pelos projetos estruturais e de instalações do Altos da XV, o bairro Florestal é atendido com uma estação de tratamento da Corsan, onde o esgoto é canalizado e vai direto para uma estação de tratamento da própria empresa.
“Na época do projeto, solicitamos a autorização da Corsan para atender a demanda do empreendimento. A autorização foi concedida, o que faz com que no terreno não seja necessário nenhum tratamento prévio. Assim, o esgoto vai direto para esta estação e é tratado de forma adequada”, explica.
A correta destinação e o adequado tratamento do esgoto traz benefícios ao meio ambiente, com impacto para o cotidiano da cidade, mas também gera resultados diretos para os próprios moradores. “Quando o prédio é responsável pelo tratamento, isso sempre gera custos e traz riscos. No Altos da XV, o esgoto é lançado direto para a rede da Corsan, traz economia para os moradores e garante um fim ecologicamente adequado”, analisa Alana.
Desenvolvimento sustentável
Para Leandro Wendt, que também integra a diretoria da empresa, essa decisão ilustra a atenção dada pela DNW ao processo de desenvolvimento sustentável de Lajeado. Tanto é que a empresa tem uma preocupação grande com os resíduos do canteiro de obra e sua correta destinação. “Estabelecemos uma dinâmica de trabalho e organizamos um processo construtivo que tem o objetivo de minimizar a quantidade de resíduos gerados”, conta.
Enquanto isso, André Damiani, também sócio da empresa, explica que até a qualidade do projeto arquitetônico entra no escopo de trabalho desenvolvido pela DNW. Isso inclui, por exemplo, grandes vãos iluminados e ventilação cruzada, o que dá qualidade espacial de vivência às lojas, apartamentos e áreas de uso comum.
“Minimizamos toda a carga energética do prédio, já que não é preciso ligar o ar condicionado desnecessariamente ou recorrer à iluminação artificial antes do necessário. Nós procuramos, então, criar espaços com ‘pulmão’, que sirvam para o ar circular, assim como importantes e completas áreas verdes”, conclui Damiani.
Um bairro conectado com o futuro
Os empreendimentos da DNW são pensados para existirem dentro de uma lógica de municipalidade já presente no cotidiano. Isso passa pelo fato das áreas descentralizadas não contarem com estrutura, de transporte a serviços e entretenimento. E a DNW busca estar presente onde tem estrutura, o que colabora para os clientes, mas também para o ecossistema.
O Altos da XV foi idealizado no bairro Florestal a partir desses princípios. Além de unir inovação e tradição, foi pensado para atender diversos tipos de públicos. “O empreendimento está conectado com acessos rápidos a ERS-130 e a BR-386 e conta com diversas e excelentes opções de serviço e entretenimento a minutos de distância. Queremos que seja mais do que uma boa casa, e sim, também um ótimo lugar para viver”, explica Nesello.
Conheça o Altos da XV
Projetado para transformar a sua vivência em uma experiência prazerosamente inesquecível, o Altos da XV é um empreendimento com traços e linhas únicas. Localizado no bairro Florestal, o empreendimento conta com:
* Apartamentos de 2 e 3 suítes
* 3 coberturas horizontais
* Box amplo para todas as unidades
* 10 lojas térreas
* 2 elevadores
* Hall de entrada com guarita blindada
* Salão de festas Social
* Salão de festas Pub
* Belvedere
* Playground
* Sala de reuniões/coworking;
* Academia;
* Bicicletário.
DNW Empreendimentos Imobiliários
Rua Bento Rosa, 252, Loja 06
Hidráulica | Lajeado, RS
dnw@dnw.com.br