Pacto Lajeado pela Paz é apresentado em Manaus

PROJETO É CASE

Pacto Lajeado pela Paz é apresentado em Manaus

Primeira edição do Seminário sobre Segurança Inovadora apresenta iniciativa como exemplo de melhores práticas. Prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, e o secretário de Segurança Pública, Paulo Locatelli palestraram sobre estratégias adotadas no projeto

Por

Atualizado quinta-feira,
17 de Agosto de 2023 às 18:58

Pacto Lajeado pela Paz é apresentado em Manaus
Lajeado

O prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, e o secretário de Segurança Pública (SESP), Paulo Roberto Locatelli, participaram do 1° Seminário de Segurança Inovadora, a convite da Comissão de Segurança Pública (CSP) da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), em Manaus.

Durante o evento, na tarde desta quinta-feira, 17, eles apresentaram o Pacto Lajeado pela Paz e seus impactos sobre a prevenção da violência no município, nos eixos de prevenção e aplicação da lei, como um case de melhores práticas no setor. O seminário tem como objetivo debater projetos de sucesso, tendências e avanços inovadores, bem como discutir novas abordagens, estratégias e ações voltadas à segurança pública.

Em sua fala o Prefeito, Marcelo Caumo destacou os programas socioemocionais que fazem parte do eixo de prevenção do Pacto: Cada Jovem Conta, Ame, Conte Comigo, Seja e Sagaz, e de que forma eles vêm contribuindo para a diminuição dos índices de violência no município.

“Desde o início, nosso foco foi alterar a abordagem da violência em nossa cidade. Nossos esforços se concentram em duas diretrizes fundamentais: a prevenção e a aplicação da lei. Na prevenção, é na área da Educação que encontramos o alicerce central de nosso Pacto, ensinando para as crianças de nossas escolas a comunicação não violenta, como respeitar opiniões diversas e como cultivar a habilidade de ouvir. Desta forma, estamos trilhando um caminho para uma sociedade menos violenta e mais harmoniosa”, declarou o prefeito.

O secretário Locatelli focou sua apresentação na apresentação do eixo de aplicação da lei. “Buscamos mostrar a importância de investimentos na área de inteligência e da atuação integrada de todos os órgãos de segurança pública junto à sociedade civil para alcançarmos uma segurança mais efetiva. Desde a implementação do Pacto pela administração municipal, nossa abordagem de trabalho é baseado num trabalho em evidências onde buscamos ver as boas práticas no mundo para encaminhar de uma forma eficiente e eficaz as soluções. Este processo é um esforço colaborativo contínuo de ações de prevenção e aplicação da lei, que envolve os órgãos de segurança, tanto de Lajeado, quanto da região, resultando em uma construção conjunta e constante”, destacou o secretário Locatelli.

O seminário tem programação até sexta-feira, 18. O Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023 apresenta o Amazonas e Manaus como os terceiros colocados no ranking dos estados e das capitais mais violentos do Brasil, considerando mortes violentas e intencionais (MVI) por mil habitantes. O seminário é uma contribuição do Legislativo Estadual para a construção de uma cultura de paz ao Amazonas.

Acompanhe
nossas
redes sociais