Ka Mate! Ka Ora!

Opinião

Jeniffer Harth

Jeniffer Harth

Presidente do Centauros Rugby Clube

Ka Mate! Ka Ora!

Por

Não, não se trata de um xingamento, um maldizer, muito menos uma maldição. Ka Mate, que significa “é a morte”, é um Haka, palavra usada para se referir às danças típicas de tribos maoris. Apesar do significado, que explicarei mais adiante, Ka Mate é uma das várias danças praticadas como forma de celebrar a vida, é uma demonstração de força, de orgulho e unidade do povo maori. Não à toa que a conhecemos através da poderosa seleção de rugby da Nova Zelândia, os All Blacks.

É bem possível que você já tenha visto o haka feito pelos All Blacks, não? Ora, não é preciso ser um fanático por rugby para já ter ouvido falar da dança feita pelos jogadores dessa respeitada equipe. Caso você não tenha visto ainda, antes mesmo de continuar essa leitura, procure por algum vídeo no youtube e depois volta aqui. É sério, pára um minuto e vai lá.

Acredito que a primeira sensação que te ocorreu foi a de intimidação ao oponente. Não é para menos! Ao comando do líder, o jogador de sangue maori mais velho, os demais batem com as mãos nas coxas, estufam o peito, dobram os joelhos, mostram fortes expressões faciais e batem os pés com força. É uma demonstração do poder, bravura, coragem e força da equipe para a disputa que está por ocorrer.

Ainda assim, o haka não é, em sua origem, uma dança de guerra como muitos pensam, mas uma dança folclórica que ocorre em situações de celebração ou boas-vindas, e vem sendo praticada pelos All Blacks há mais de 100 anos, antes dos jogos de rugby. Foram eles que tornaram o haka mundialmente conhecido, usando a dança como forma de mostrar e afirmar sua identidade maori quando jogavam fora do seu país.

Desde então, o haka se tornou uma tradição da equipe. E por que dançar um haka que fala da morte, antes do jogo? Porque ele também fala da vida. O Ka Mate foi criado em 1820 pelo chefe maori Te Rauparaha, após ter escapado com vida de uma tribo rival. Em resposta aos dizeres Ka Mate eles dizem Ka Ora, que significa “é a vida”. Essa dança é uma história para lembrar: sobreviver aos desafios da vida, superar os adversários em campo.

O Ka Mate foi a única dança praticada pelos All Blacks até 2005, quando incluíram em seu repertório um haka criado especialmente para eles, chamado de Ka O Pango, que significa “a equipe de negro”. Eu resumo esse haka como uma mensagem que diz em alto e bom tom: respeitem a nossa história. Faz jus ao que eles são. Recomendo que você assista um jogo desses caras para entender o que eu estou falando.

Eu trouxe esse tema porque não se trata apenas de uma dança ou um ritual. É um fato curioso que serve para mostrar também o comportamento e a mentalidade desses campeões. Não é qualquer um que vive o haka, obviamente, da mesma forma que não é qualquer um que chega à excelência. Para tanto é preciso agir com intensidade, propósito, lealdade, respeito e honra. Assim é o haka, assim é a vida. O rugby, meus caros, é um caminho que nos ensina sobre esses e outros valores que tornam os homens mais hábeis a trilhar uma jornada de sucesso.

Acompanhe
nossas
redes sociais