Laboratório Univates inaugura novo espaço de coleta no HBB

LAJEADO

Laboratório Univates inaugura novo espaço de coleta no HBB

Serviço busca facilitar o acesso da comunidade aos exames oferecidos. Sala fica no térreo do hospital

Por

Laboratório Univates inaugura novo espaço de coleta no HBB
Novo espaço busca ampliar o atendimento à comunidade. Laboratório também tem posto de coleta na Univates (Foto: Bibiana Faleiro)
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Uma sala de recepção e coletas para facilitar o atendimento aos pacientes do Laboratório Univates será inaugurada no dia 22, às 10h30min, no térreo do Hospital Bruno Born (HBB). O novo espaço vai permitir aproximar o serviço da comunidade.

Em funcionamento desde maio de 2021, a área técnica do laboratório fica no 13º andar do hospital. No espaço, estão os serviços de análises clínicas, biologia molecular e patologia, e a recepção do laboratório de patologia. Outro posto de recepção e coleta fica no prédio 16 da Univates.

“Foi pensando nos nossos pacientes que nos motivamos a ter um ambiente de mais fácil acesso e maior visibilidade”, destaca a gerente do complexo de saúde, Aline Blankenheimer dos Santos.

Sala de recepção e coleta será inaugurada no dia 22, no térreo do hospital (Foto: Bibiana Faleiro)

De acordo com ela, o Laboratório Univates é um serviço para toda a comunidade, com profissionais formados e especializados. A profissional ainda destaca que, hoje, em todo o hospital, as amostras coletadas são colocadas em uma cápsula e encaminhadas para a área técnica pelo bloco pneumático, por meio de uma tubulação à vácuo. Assim, é possível garantir maior agilidade do serviço.

Benefícios

Para a Univates, o local também oportuniza espaços para estágios dos alunos. “Como fazemos os exames dos pacientes internados no HBB, temos uma quantidade bem variada para estudos”, ressalta Aline.

Já para a comunidade, os benefícios estão nos equipamentos de última geração, com controle de qualidade, profissionais qualificados e uma demanda de exames que antes não existia na região. Assim, os resultados são liberados com maior agilidade, auxiliando no diagnóstico do paciente.

Aline percebe a parceria entre o hospital e a universidade como positiva, já que, juntas, as duas instituições são capazes de desenvolver uma proposta inovadora e de qualidade para pacientes internados no hospital e para a população em geral, que pode procurar os serviços da Univates no centro da cidade.

Para a região

Diretor administrativo da Fundação Univates, Júnior Roberto Willig destaca que a iniciativa busca ampliar ainda mais o leque de serviços oferecidos pelo laboratório, por meio dos postos de coleta.

“A ideia é justamente ampliar essa condição de atendimento para a região e oferecer um serviço de qualidade à comunidade”, afirma. Ele ainda reforça que a iniciativa só é possível graças à parceria com o hospital.

“O sucesso do laboratório é o sucesso da parceria que viemos desenvolvendo com o HBB nesses últimos anos, com uma proximidade muito grande, em especial, com o surgimento do nosso curso de medicina”.

Desde a inauguração do Laboratório Univates, a instituição apresenta como diferencial a entrega de resultados de exames de anatomia patológica, em até 72h úteis, que são utilizados nas análises de biópsias e no apoio ao diagnóstico de câncer. Em geral, resultados desta natureza levam, pelo menos, quatro semanas para serem entregues a pacientes com suspeita da doença.

Sobre o serviço

– Mais de 350 exames oferecidos;
– Resultados dos exames de forma on-line;
– Estrutura moderna e equipada com tecnologia de ponta;
– Atendimento humanizado e com foco no bem-estar dos pacientes.

Foi pensando nos nossos pacientes que nos motivamos a ter um ambiente de mais fácil acesso e maior visibilidade”

Aline Blankenheimer dos Santos

Acompanhe
nossas
redes sociais