Integrantes do projeto Rumo visitam a Univates e participam de teste vocacional

Vale do Taquari

Integrantes do projeto Rumo visitam a Univates e participam de teste vocacional

Estudantes conheceram a biblioteca, o Centro Cultural e conversaram com profissionais da instituição sobre mercado de trabalho, comunicação assertiva e planejamento de carreira

Por

Integrantes do projeto Rumo visitam a Univates e participam de teste vocacional
Alunos conheceram estrutura da Univates e participaram de teste vocacional (Foto: Eloisa Silva)
Vale do Taquari

Estudantes da rede pública de ensino que participam do projeto Rumo: o futuro da mão de obra na região, visitaram, nessa segunda-feira, 14, a Univates. A programação teve 17 participantes. Eles estiveram na biblioteca da instituição e conheceram o Centro Cultural. Também assistiram a uma palestra sobre mercado de trabalho e planejamento de carreira. Ao fim, fizeram um teste vocacional.

A visita começou pela biblioteca. O complexo de cinco andares, o acervo com pelo menos 300 mil livros, a arquitetura moderna e a tecnologia para tabulação das obras impressionaram os alunos.

Também conheceram detalhes sobre o funcionamento do sistema de retirada dos livros. Sob a orientação da coordenadora da biblioteca, Denusa Vincent, os jovens percorreram as instalações e conferiram como qualquer pessoa pode se cadastrar e ter acesso aos textos.

“É maravilhoso oferecer aos alunos uma visão diferente das bibliotecas. Nas escolas públicas, estamos acostumados a ver espaços pequenos. Então encontrar essa, com uma ampla gama de opções e aberta para todos, é extremamente gratificante”, destaca e complementa: “como instituição, é um prazer proporcionar essas experiências a todos.”

Além disso, o professor do projeto Rumo, Fabiano Conte, reforça: “além de visitar, o mais importante é ler”. No segundo movimento do dia na Univates, os estudantes estiveram no Centro Cultural.

Sob a orientação do produtor de eventos, Liniker Duarte, exploraram as dependências do complexo e ouviram detalhes sobre as programações diversas promovidas no local, tanto como shows musicais, de dança, de humor, eventos técnicos, seminários, entre outros.

“Este é um espaço para todos. Acesso à cultura é essencial. Proporcionar visitas técnicas como esta aos estudantes, para que conheçam espaços como este, é uma experiência enriquecedora. Estamos tão perto dessa riqueza cultural e não aproveitá-la seria um desperdício”, comenta Duarte.

Vocação

O Ensino Médio representa o fim da educação básica e, para muitos, o início da vida profissional. Nesse período, os alunos começam a conhecer carreiras, ou pelo menos buscar orientação antes de escolher alguma profissão.

Em cima disso, a incerteza pode se tornar um obstáculo desafiador, consideram a psicóloga Ana Luisa Freitag e com o psicólogo Gabriel Pérez. Eles palestraram sobre os desafios para ingressar no mercado de trabalho e de como se portar em entrevistas de emprego. “No mundo profissional, a frase ‘a primeira impressão é a que fica’ é completamente válida”, realça Ana Luisa.

Os estudantes também participam de uma dinâmica que relaciona as forças de caráter que manifestam no dia a dia com escolhas de carreira. Pérez explica: “O teste não se limita apenas à escolha da profissão, ele também se trata do autoconhecimento. A intenção é exercitar essas forças e obter uma perspectiva mais clara sobre a carreira a seguir.”

Para os palestrantes, o projeto Rumo oferece experiências de aprendizado com impactos para o futuro de cada aluno. “Esses momentos contribuem para os estudantes, pois proporcionam vivências práticas que permitem uma noção da vida universitária antes mesmo da entrada efetiva”, diz Duarte.

Na avaliação de Luisa, planejar o futuro desde o Ensino Médio permite escolhas mais acertadas dos estudantes. “É fundamental que eles aproveitem este momento. Quando eles expressam em palavras o que desejam e buscam, estão, de certa forma, elaborando um plano mais sólido.” enfatiza.

Detalhes do RUMO

O Programa de Preparação de Jovens para o Mercado de Trabalho é uma iniciativa do Grupo A Hora, por meio do projeto Rumo: o futuro da mão de obra na região. Diante dos diagnósticos de fragilidade nas competências dos jovens e das oportunidades nas empresas, são oferecidos treinamentos para os participantes.

As aulas começaram em maio e ocorrem todas as segundas-feiras em sala na Faculdade La Salle, em Estrela. 20 estudantes do Ensino Médio de escolas públicas de Lajeado e Estrela participam da iniciativa.

Acompanhe
nossas
redes sociais