Projeto resgata valores da cultura e língua alemã

ARROIO DO MEIO

Projeto resgata valores da cultura e língua alemã

Ação é organizada e idealizada pelo Projeto 2024 organizado em conjunto pelo Círculo de Amigos de Boppard e a Associação Cultural e Musical de Arroio do Meio (ACMA)

Por

Projeto resgata valores da cultura e língua alemã
Público em Picada Arroio do Meio acompanhou a apresentação (Foto: Divulgação)
Arroio do Meio

Um público expressivo acompanhou a terceira edição do Rodas de Conversa, em Picada Arroio do Meio. A ação é organizada e idealizada pelo Projeto 2024 organizado em conjunto pelo Círculo de Amigos de Boppard e a Associação Cultural e Musical de Arroio do Meio (ACMA).

O evento, assim como ocorre em outras comunidades colonizadas por famílias alemãs, envolve as apresentações de escolas, grupos e moradores da localidade. O objetivo do Projeto 2024, é de realizar atividades ligadas à preparação ao centenário da imigração alemã.

A característica das apresentações envolvem peças teatrais criativas alusivas à história dos colonizadores. Alunos também apresentaram músicas, orações, e declamações e danças. Tudo é feito na língua alemã. A próxima atividade ocorre em outubro no distrito de Palmas.

Na última edição, contou com a participação do escritor Décio Aloisio Schauren. Ele foi estudante da escola comunitária em Picada Arroio do Meio, e como historiador escreveu sobre diversas famílias com raízes na cidade como os Kuhn e Rauber.

Em sua explanação, Schauren destacou as iniciativas voltadas ao bicentenário, tendo em consideração a contribuição dos imigrantes alemães para o desenvolvimento da região e do país. Também falou sobre os diferentes formatos de falas e dialetos da língua, entre eles os Hunsrückisch. “Apesar das palavras diferentes e da pronúncia típica local, este dialeto segue a estrutura gramatical do alemão”.

Acompanhe
nossas
redes sociais