Projeto sugere a retirada de lixeiras no bairro São Bento

LAJEADO

Projeto sugere a retirada de lixeiras no bairro São Bento

Proposta da Associação de Moradores busca evitar o acúmulo de lixo nas ruas. Ideia é que as pessoas retenham os resíduos em casa até o dia da coleta. Reunião na próxima terça-feira, 15, vai detalhar projeto à comunidade

Por

Atualizado quarta-feira,
16 de Agosto de 2023 às 13:27

Projeto sugere a retirada de lixeiras no bairro São Bento
Acúmulo de resíduos nas lixeiras causa problemas, como o mau cheiro (Foto: Bianca Mallmann)
Lajeado

O recolhimento de lixo no bairro São Bento será tema de reunião na próxima semana. Um projeto desenvolvido pela Associação de Moradores propõe a retirada gradual das lixeiras.

A reunião para apresentar a proposta aos moradores ocorre na próxima terça-feira, 15, a partir das 19h30min, na Emef São Bento. O encontro também visa possibilitar que a comunidade apresente sugestões e manifeste sua opinião sobre o assunto.

O projeto “São Bento Limpo – Lixo Zero” sugere que as pessoas armazenem dentro de casa os resíduos produzidos e apenas nos dias da coleta coloquem as sacolas nas calçadas ou pendurem na grade do portão. Assim, o lixo não fica armazenado por dias a céu aberto.

A conscientização dos moradores para fazerem a separação correta dos resíduos também é um dos objetivos, assim como a melhoria do aspecto visual, valorização e higiene dos terrenos. Atualmente, a coleta convencional ocorre nas terças e quintas-feiras e a coleta seletiva ocorre nas terças-feiras.

“Do jeito que está hoje, fica muito feio para o nosso bairro. As pessoas começam a largar o lixo na rua já na sexta-feira, aí passa o fim de semana com as lixeiras cheias, sacolas no chão do lado de fora, animais que aparecem e reviram o lixo”, relata Marcos Aurélio Flores Linke, presidente da Associação de Moradores do São Bento.

O problema se intensifica com o fato de a maioria das lixeiras estarem instaladas em frente a terrenos baldios. Para Josias Carpes, tesoureiro da Associação, desta maneira ninguém assume a responsabilidade de cuidar dos equipamentos.

“Com essa ideia queremos que o lixo chegue em melhores condições na sua destinação final, lá no aterro, na triagem. Queremos que o bairro São Bento seja exemplo na coleta de lixo, que as pessoas nos vejam como um bairro organizado”, diz Carpes.

Se a comunidade do bairro aprovar durante a reunião da próxima semana a proposta de mudança, a ideia é iniciar logo a retirada das lixeiras. Os representantes da entidade explicam que será um processo gradual e serão repassadas orientações sobre a separação adequada. Também será estudada a possibilidade de alterar os dias e horários da coleta.

“Se colocarmos o projeto em prática, os coletores também terão que passar pelas ruas transversais, não somente nas principais. Mas já estamos vendo tudo isso com a Secretaria do Meio Ambiente”, afirmam.

Exemplo

Desde 2020, o bairro Centenário não tem mais lixeiras. O acúmulo de lixo nas ruas era um problema constante, já que o recolhimento de resíduos não era diário. Por isso a Associação de Moradores criou um projeto de conscientização chamado de “Centenário 100 – Lixo 0”.

O presidente da entidade, Rodrigo Henicka, foi uma das pessoas à frente do projeto na época. Ele conta que logo no início a aceitação foi de cerca de 90% da comunidade.

Acompanhe
nossas
redes sociais