Só o free flow não basta (é óbvio)

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Só o free flow não basta (é óbvio)

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A implementação do modelo de free flow nas rodovias estaduais do Vale do Taquari é um avanço tecnológico ousado do governo estadual. Em nações mais desenvolvidas, o sistema de cobrança eletrônica e sem cancelas já funciona a pleno e costuma impressionar os brasileiros que se aventuram em determinadas rodovias europeias ou norte-americanas. No entanto, o pessimismo ainda impera em muitos espaços de debates pela região. Não há um consenso sobre a novidade anunciada pelo Secretário de Concessões e Parcerias, Pedro Capeluppi, durante reunião-almoço da Acil. E isso é natural e legítimo. Afinal, faltam inúmeros detalhes acerca da proposta e da contrapartida em obras por parte da futura concessionária. Fato é que o free flow, por si só, não é a salvação eterna da lavoura. Mas, sim, o início de uma jornada sem volta no mundo moderno.

Sobre o projeto, aliás, a intenção do governo estadual é manter as mesmas rodovias previstas na listagem original. Ou seja, não haveria espaço para a ERS-332, por exemplo, e outras estradas não tão centrais como a ERS-130, a ERS 129 e a RST-453. Todas já passaram pela análise da Agergs e do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Porém, e diante do novo modelo de cobrança, Capeluppi terá como missão aprimorar os estudos técnicos, rediscutir alguns gargalos, calcular obras e realizar novas audiências públicas com as comunidades lindeiras para só assim validar o planejamento estratégico e o futuro edital de concessão. Ainda há um longo caminho a ser percorrido, é bem verdade. Porém já avançamos e muito desde a primeira e assertiva reunião com o novo secretário, em janeiro deste ano (foto). Aliás, foi a primeira agenda oficial de Capeluppi à frente da pasta.

Um novo posto à PRF em Lajeado

A polêmica sobre a transferência temporária da Unidade Operacional da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para o trecho de Tabaí incomoda e muito os lajeadenses. Há uma preocupação geral com a ausência da base do efetivo na principal cidade do Vale do Taquari, diante das complexas obras de ampliação e duplicação da BR-386 e, especialmente, perante a insegurança que ainda toma conta do trânsito no trecho entre Lajeado e Soledade. Diante dos fatos, e da provável demora na aprovação e construção da nova sede em solo lajeadense, a PRF estuda alugar um imóvel às margens da rodovia para improvisar uma base para os próximos meses – ou anos.
Ao menos quatro pontos já passaram por análise prévia. Todos entre o acesso ao bairro Conventos e a ponte do Rio Taquari. O espaço mais adequado, e dentro de uma avaliação prévia, reforço, fica do outro lado da rodovia federal, quase em frente à unidade operacional que será desativada. O imóvel pertence a uma empresa de autodemolição de veículos. A PRF também avalia o prédio onde funcionava um estabelecimento de bombas injetoras, no mesmo km 341, em Conventos/Imigrante. Por fim, os policiais rodoviários avaliam o pavilhão de uma antiga danceteria, ao lado da J.A. Spohr, e uma edificação ao lado da concessionária Peugeot, esses dois mais próximos à divisa com Estrela.

O PL e a religião em Estrela

Ex-deputado federal e ex-ministro no governo de Jair Bolsonaro, Onyx Lorenzoni (PL) esteve em Estrela nessa quinta-feira, nas dependências da Igreja Cristo Vive. Durante encontro com correligionários do partido, ele apadrinhou a filiação do Apóstolo Wagner Calheirana, o empreendedor por detrás do projeto do maior monumento à Bíblia do mundo, que será construída em solo estrelense. Também estavam presentes o deputado estadual, Rodrigo Lorenzoni; os secretários municipais da Fazenda, Felipe Diehl, e de Desenvolvimento Social e Habitação, Renata Cherini; além dos vereadores Silas Alves e Luís Fernando Kalsing; dos Pastores Mario, Moisés e José Alves; e também o candidato a prefeito da cidade em 2020, Diego de Castro.

 

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