Férias tecnológicas

Opinião

Albano Mayer

Albano Mayer

Administrador de Empresas, Empresário, Consultor e Assessor de Gestão

Entusiasta do tema liderança

Férias tecnológicas

Por

Desde sempre, defendo a importância das férias. Falo para meus amigos empresários que TODOS devem incluir um ou mais períodos de férias na sua agenda anual, para descanso, relaxamento, reflexão. O especialista italiano Domenico De Mais, no seu livro O Ócio Criativo, defende a ideia de que “O ócio é necessário à produção de ideias, e as ideias são necessárias ao desenvolvimento da sociedade. Do mesmo modo que dedicamos tanto tempo e tanta atenção para educar os jovens para trabalhar, precisamos dedicar as mesmas coisas e em igual medida para educá-los ao ócio”. Precisamos de momentos de descanso e tranquilidade para abrigar ideias que possam surgir, e para isso servem as férias: estudo, reflexão, descanso e o desabrochar das ideias.

Estive de férias nos últimos dias. Minha vivência foi excelente. Além das ideias que surgiram para minhas próximas atividades pessoais e profissionais, as experiências tecnológicas vivenciadas no exterior foram muito interessantes e quero compartilhar duas delas.

A primeira é o avanço dos carros elétricos. Ao chegar nos EUA, tive problemas na contratação do carro que aluguei. Por lá, eles também estavam em férias escolares, e com isso as demandas foram superiores à disponibilidade. Depois de esperar por 2 horas por um novo veículo (coisas que acontecem por lá também…), fui contemplado com um upgrade: a opção de dirigir um Tesla. Que experiência interessante! A dirigibilidade é similar, mas a tecnologia embarcada muito superior. Um exemplo disso é que o carro possui um sistema de radar que monitora veículos, pessoas ou objetos por todos os lados. Se em um veículo frear em uma fila de carros a sua frente, é possível configurar o carro para ele avise e/ou desacelere evitando um eventual acidente.

Uma das maiores vantagens de comprar um carro elétrico nos EUA (TESLA) é a possibilidade de abastecimento gratuito. Várias praças de abastecimento estão distribuídas pela cidade de Los Angeles, até mesmo nos shoppings, que dispõem de garagens em que podes deixar o veículo carregando enquanto almoças ou mesmo fazes as tuas compras. Duas respostas às perguntas que me fazem sempre, o tempo de abastecimento total era de 1 hora, e a autonomia do veículo é de aproximadamente 300 quilômetros.

A segunda grande experiência foi entrar na Amazon Style, uma loja varejista de variadas utilidades, com roupas e tecnologia, em um ambiente com um design moderno super arrojado. Como acompanho e estudo o ecossistema da Amazon, pude vivenciar a materialização do ambiente digital: é necessário usar o aplicativo da empresa para verificar os preços e efetivar as compras através dos QR codes. É o mesmo aplicativo que usamos para compras virtuais, com a diferença de que, ao final, liberamos o produto no caixa e saímos com ele.

A Amazon surpreende apresentando esse mecanismo de ambiente físico com a possibilidade de recomendar as compras que estão na loja baseado em seu perfil de consumo. Para aqueles que não acreditam no conceito híbrido, com loja física e digital, aqui temos um modelo de sucesso.

Como falei no início, tirem férias! Mas, além disso, abram suas mentes para as possibilidades que estão à nossa volta. O mundo está em rápida transformação. Preparem-se, se adaptem e evoluam!

Acompanhe
nossas
redes sociais