As Gurias Semijoias garantem renda para mulheres gaúchas

Vale Empreendedor

As Gurias Semijoias garantem renda para mulheres gaúchas

A marca surgiu há 15 anos e se diferenciou por apoiar de forma hábil a rede de revendedoras que angariou no Rio Grande do Sul

Por

Atualizado sexta-feira,
11 de Agosto de 2023 às 09:21

As Gurias Semijoias garantem renda para mulheres gaúchas
Lisiani e Carine inauguraram a marca em 2006, dentro de casa. (Foto: Andreia Rabaiolli)

No mundo do empreendedorismo, algumas histórias se destacam pela paixão e força feminina de transformar vidas. É o caso da empresa “As Gurias Semijoias”, uma distribuidora de semijoias que nasceu do encontro de duas empreendedoras, Lisiani Führ e Carine Prestes.

Em 2006, Lisiani recebeu um convite para gerenciar uma empresa de semijoias. Viajando pelo Brasil, conheceu o mercado e se apaixonou pelo setor. Decidiu abrir uma distribuidora de semijoias com a colega Carine, uma profissional experiente e igualmente interessada no segmento. Em 2008, Lisiani e Carine deram o primeiro passo e inauguraram a marca “As Gurias”, dentro da casa de Lisiani. “Não tínhamos sistema automatizado de gestão, fazíamos tudo pelo Excel”, lembra Lisiani. 

Em 2009, duas amigas se tornaram as primeiras revendedoras, impulsionando o modelo de semijoias consignadas. “Quando elas solicitaram para revender, surgiu a ideia de adotarmos esse formato”, salienta Carine.

Em 2010, a empresa mudou para um espaço maior em Lajeado, empregando seis funcionários. Em 2012, a marca se transferiu para um local ainda maior, adotando um sistema informatizado especializado em semijoias. A parceria com as revendedoras foi ampliada. Para as sócias, a eficiência da parceria consolidou o negócio: Carine implantou o sistema informatizado e Lisiane, responsável pelo marketing e pelos recursos humanos, fortaleceram as ligações com as colaboradoras.

A renda extra é um diferencial para centenas de mulheres que trabalham diretamente com a marca. “Nossas representantes têm a cara da nossa empresa. Não se trata apenas de dinheiro, as revendedoras se tornam autoconfiantes”, relata Lisiani.

Em 2020, a empresa comemorou a conquista de sua própria sala, um espaço de 200 metros quadrados projetado para atender vendedoras da região, além de servir como centro de montagem dos kits de joias destinados à distribuição em outras localidades. Em 2021, o negócio ganhou ainda mais alcance com a inauguração de uma unidade em Goiânia, expandindo para Brasília e outras regiões.

A marca é a maior distribuidora de semijoias do Rio Grande do Sul, fornecendo consignados sobretudo para mulheres do Vale do Taquari, Rio Pardo, Serra e Região Metropolitana.  “Hoje, nós temos orgulho de estar patrocinando o crescimento de nossas vendedoras, que recebem tudo consignado e têm o apoio e a confiança necessários para se desenvolverem”, conclui Lisiane, um exemplo de como o empreendedorismo tão característico do Vale do Taquari tem ajudado a transformar vidas em diversos lugares e regiões do Brasil. 

Assista ao vídeo exclusivo.

Acompanhe
nossas
redes sociais