“Aprendemos com eles, e eles com nós”

ABRE ASPAS

“Aprendemos com eles, e eles com nós”

Presidente do Círculo de Amigos de Boppard em Arroio do Meio, que completa 10 anos em 2023, Eneida Führ Kuhn, 58, já acompanhou jovens do município até a cidade-irmã Boppard, na Alemanha. Ao longo dos anos, ela destaca a oportunidade que o programa oferece de conhecer novas culturas e cultivar amizades pelo mundo

Por

“Aprendemos com eles, e eles com nós”
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Como foi criado o Círculo de Amigos de Boppard?
O Círculo de Amigos de Boppard em Arroio do Meio foi criado um pouco antes da celebração do convênio de cidades-irmãs, em 2013, e atua em apoio à administração municipal. O objetivo é oferecer aos arroio-meenses, em especial aos jovens, uma alternativa de formação social e cultural, por meio da convivência com a comunidade alemã de Boppard.

Como e por qual motivo você começou a fazer parte do grupo?
Em 2014, pois tínhamos interesse em hospedar um jovem de Boppard, em outubro daquele ano, quando veio a primeira delegação para Arroio do Meio. A administração municipal prepara uma programação especial e, no tempo livre, os jovens e as famílias organizam a programação conforme seus interesses comuns. A hospedagem de jovens intercambistas é um dos critérios de classificação para a formação de grupo de intercâmbio. Também é importante saber se comunicar em alemão (Hunsrückisch ou Hochdeutsch) ou em inglês.

Como foram as viagens à Boppard?
A primeira foi em 2017, a segunda em 2019, quando fui como coordenadora do grupo, e a terceira em 2022, com um grupo de casais de Arroio do Meio. Também ficamos hospedados em casas de família. Boppard fica no sudoeste da Alemanha, é banhada pela margem esquerda do Reno, por onde passa boa parte da economia da Europa. É impressionante a quantidade de embarcações que navegam pelo rio, além do que circula nas ferrovias. O que mais impressiona é a beleza natural, com trilhas ao longo das encostas, que levam a lugares com mirantes de onde se avista o rio, os castelos, os vales e montanhas típicas da região do Hunsrück, de onde vieram muitas das famílias que se estabeleceram na nossa região. Outro aspecto importante é a questão cultural e histórica de Boppard, reconhecida como Patrimônio da Humanidade.

Esta parceria está completando 10 anos, certo?
Sim. Nesse tempo, a cidade já recebeu quatro grupos de intercâmbio oficial de jovens, de 16 a 23 anos. Boppard também já acolheu e hospedou quatro grupos de jovens, o que totaliza 82 pessoas das duas cidades. Diversos grupos de adultos também fizeram viagens particulares em razão dessa parceria. Boppard representa um ponto de chegada em que todos os arroio-meenses são bem recebidos e acompanhados nos seus roteiros pela Alemanha. O mesmo ocorre quando os amigos de Boppard nos visitam. Além do grupo de adultos que virá em novembro, um casal jovem chega aqui na próxima semana e uma intercambista em outubro. Aprendemos com eles, e eles com nós, o que ajuda a construir pontes e tornar o mundo melhor.

Acompanhe
nossas
redes sociais