Vale Log mostra que empreender também é cooperar

Vale Empreendedor

Vale Log mostra que empreender também é cooperar

Criada há 16 anos por Adelar Steffler, com o objetivo de tornar mais direta as transações, a Cooperativa se tornou referência em transporte de cargas

Por

Atualizado quarta-feira,
09 de Agosto de 2023 às 09:12

Vale Log mostra que empreender também é cooperar
A Cooperativa fundada por Adelar Steffler qualificou mais de 200 motoristas em dois anos. (Foto: Andreia Rabaiolli)
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Cooperar é agir de forma coletiva e trabalhar juntos para que o objetivo fortaleça a todos. Essa definição  impulsionou a Vale Log, que virou referência nacional como cooperativa de transportes. Instalada em Arroio do Meio, a Vale Log  foi fundada por Adelar Steffler, em 2006. 

Criado na boleia do caminhão, Steffler percorreu o Brasil carregando fretes. Em 2003, ao  atuar na região Sul, percebeu a inviabilidade financeira.  “Não sobrava dinheiro, em função de os atravessadores de empresas ficarem com uma boa fatia do frete”, salienta. Descobriu que o sistema cooperativo seria um caminho para sair do prejuízo. E, com o apoio do Sebrae, mobilizou motoristas.

Em 2006, Steffler fundou a Associação dos Transportadores do Vale do Taquari, com 24 associados.  “Foi criada com o endereço de minha casa. No início, não tínhamos um sistema para nos apoiar.”  Um ano depois, em 2007, Steffler e 29 associados fundaram a Cooperativa de Transportes do Vale do Taquari. Desde o início, a ideia foi baratear custos dos caminhoneiros na estrada.

Em 2009, a cooperativa inovou ao adotar a nota eletrônica e conseguiu auxiliar o associado com  agilidade na documentação. Em 2010, a Vale Log adquiriu uma área de 30 mil metros e começou a construir a sede em Arroio do Meio. Inaugurou a estrutura em 2013, com 80 associados.  Diante do apoio que prestava aos motoristas e ao setor de transportes, já era referência em todo o Rio Grande do Sul. 

Em 2018, abriu a primeira filial no Paraná e instalou dois pontos de apoio no Estado para atender aos cooperados que pernoitavam longe de casa. “As oportunidades de viabilizamos aos motoristas e o quanto nós crescemos estão entre as lembranças que me marcam. Muitos motoristas começaram como aprendizes e hoje não são apenas cooperados, mas donos de caminhão”, salienta Steffler.

Além do preço reduzido nos combustíveis dos postos próprios, a cooperativa possui convênio com  50 pontos de abastecimento no Brasil. Em 2021, a Vale Log começou a oferecer treinamentos e abriu a Escola para Motoristas. Em dois anos, qualificou mais de 200 profissionais. Hoje, com 47 colaboradores e 167 motoristas cooperados, a cooperativa se destaca como uma das maiores do Brasil. “Aprendi que, caminhando juntos, somamos força. Jamais conseguiríamos construir uma estrutura sólida se estivéssemos sozinhos”, conclui Steffler, um exemplo de como o empreendedorismo no Vale passa pela raíz cooperativista da região.

Assista ao vídeo exclusivo.

Acompanhe
nossas
redes sociais