Cooperar é agir de forma coletiva e trabalhar juntos para que o objetivo fortaleça a todos. Essa definição impulsionou a Vale Log, que virou referência nacional como cooperativa de transportes. Instalada em Arroio do Meio, a Vale Log foi fundada por Adelar Steffler, em 2006.
Criado na boleia do caminhão, Steffler percorreu o Brasil carregando fretes. Em 2003, ao atuar na região Sul, percebeu a inviabilidade financeira. “Não sobrava dinheiro, em função de os atravessadores de empresas ficarem com uma boa fatia do frete”, salienta. Descobriu que o sistema cooperativo seria um caminho para sair do prejuízo. E, com o apoio do Sebrae, mobilizou motoristas.
Em 2006, Steffler fundou a Associação dos Transportadores do Vale do Taquari, com 24 associados. “Foi criada com o endereço de minha casa. No início, não tínhamos um sistema para nos apoiar.” Um ano depois, em 2007, Steffler e 29 associados fundaram a Cooperativa de Transportes do Vale do Taquari. Desde o início, a ideia foi baratear custos dos caminhoneiros na estrada.
Em 2009, a cooperativa inovou ao adotar a nota eletrônica e conseguiu auxiliar o associado com agilidade na documentação. Em 2010, a Vale Log adquiriu uma área de 30 mil metros e começou a construir a sede em Arroio do Meio. Inaugurou a estrutura em 2013, com 80 associados. Diante do apoio que prestava aos motoristas e ao setor de transportes, já era referência em todo o Rio Grande do Sul.
Em 2018, abriu a primeira filial no Paraná e instalou dois pontos de apoio no Estado para atender aos cooperados que pernoitavam longe de casa. “As oportunidades de viabilizamos aos motoristas e o quanto nós crescemos estão entre as lembranças que me marcam. Muitos motoristas começaram como aprendizes e hoje não são apenas cooperados, mas donos de caminhão”, salienta Steffler.
Além do preço reduzido nos combustíveis dos postos próprios, a cooperativa possui convênio com 50 pontos de abastecimento no Brasil. Em 2021, a Vale Log começou a oferecer treinamentos e abriu a Escola para Motoristas. Em dois anos, qualificou mais de 200 profissionais. Hoje, com 47 colaboradores e 167 motoristas cooperados, a cooperativa se destaca como uma das maiores do Brasil. “Aprendi que, caminhando juntos, somamos força. Jamais conseguiríamos construir uma estrutura sólida se estivéssemos sozinhos”, conclui Steffler, um exemplo de como o empreendedorismo no Vale passa pela raíz cooperativista da região.
Assista ao vídeo exclusivo.
Ver essa foto no Instagram