Jovens de Arroio do Meio relatam experiências em intercâmbio a Boppard

ALEMANHA

Jovens de Arroio do Meio relatam experiências em intercâmbio a Boppard

Ana Luísa e Elisângela participaram de roteiro que contou com hospedagem e tour turístico em museus, casas antigas, moinhos, prefeituras e passeios ao longo do Rio Reno

Por

Atualizado terça-feira,
08 de Agosto de 2023 às 15:55

Jovens de Arroio do Meio relatam experiências em intercâmbio a Boppard
Elisângela, Ana Luísa e Joana em entrevista ao programa O Vale em Pauta (Foto: Rodrigo Gallas)

Dez jovens de Arroio do Meio visitaram entre 19 e 30 de julho a cidade coirmã de Boppard, na Alemanha. A turma que integra o Círculo de Amigos de Boppard participou de um intercâmbio e ficou alojado em famílias alemãs.

Acompanharam a viagem o prefeito Danilo José Bruxel e a coordenadora Joana Prediger. O convênio entre as duas cidades completou dez anos em 2023. O objetivo é de vivenciar a troca de experiências cultural e social com a comunidade.

Na cidade de Boppard, o roteiro contou com hospedagem e tour turístico em museus, casas antigas, moinhos, prefeituras e passeios ao longo do Rio Reno, por onde passa boa parte da economia europeia. A comitiva também visitou a empresa Bomag, que tem filial no Rio Grande do Sul.

Essa foi a quarta vez, em dez anos, que jovens de Arroio do Meio puderam conhecer a cidade alemã. Agora, o Círculo de Amigos de Boppard, prepara acolhida de um grupo em novembro, retribuindo a visita.
Em entrevista ao programa O Vale em Pauta da Rádio A Hora 102.9, as intercambistas falaram sobre suas experiências.

Ana Luísa Rockenbach, 21 anos, moradora do bairro Dona Rita

Estudante de pedagogia, na Univates, e trabalha como monitora de educação infantil em Lajeado. “Eu nunca tinha andado de avião. Então sem o intercambio eu não sei quando que eu iria ter a oportunidade, porque financeiramente é tudo muito caro, e com o aporte que a prefeitura nos deu fica mais viável.”

Elisângela Petry, 21 anos, do bairro Rui Barbosa

Ela trabalha na propriedade dos seus pais, com foco na produção de leite. É formada no curso técnico em agropecuária. “Foi muito maravilhoso, e um orgulho para a minha família poder ir para a Alemanha. Todos nós somos dessedentes e ninguém nunca teve a oportunidade de sair daqui.”

Assista a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais