Há 20 anos – Porto de Estrela entre os maiores

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 20 anos – Porto de Estrela entre os maiores

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Há 20 anos, o Porto de Estrela estava entre os mais movimentados do Brasil. Conforme reportagem do Jornal O Informativo, o Porto tinha um trânsito de 686 mil toneladas e ocupava a terceira colocação no país, atrás apenas dos portos de Rio Grande e São Paulo. Na época, a soja teve um aumento de 300% no embarque em relação ao ano anterior.

Enquanto isso…

Acidente na Fórmula 1 – Ralf Schumacher, Rubens Barrichello e Kimi Raikkonen se envolveram numa colisão no início da corrida do Grande Prêmio da Alemanha. Os três pilotos tiveram de abandonar a disputa após estragarem os veículos ao se encostarem na corrida. O colombiano Juan Pablo Montoya foi o vencedor do GP da Alemanha com mais de um minuto de folga para o segundo colocado, façanha que não ocorria desde 1995.

Há 50 anos – Inauguração em Lajeado

O Governo Federal inaugurava a Agência Regional do Ministério do Trabalho e Previdência Social do Alto Taquari, com sede em Lajeado. A agência ficava na rua Marechal Deodoro, em frente à 19ª Delegacia Regional de Polícia

A partir de então, os líderes sindicais da região não precisariam mais se deslocar toda vez a Porto Alegre para resolver as demandas, em especial, relacionadas às aposentadorias rurais. Além disso, a instalação do espaço também previa a vinda de um inspetor para Lajeado, que ficaria responsável por fiscalizar as empresas da região.

Enquanto isso…

Testes no metrô de SP – Um trem-protótipo fazia sua primeira viagem-teste sem o comando de um operador. A viagem de sete quilômetros foi conduzida por dois computadores, que cuidaram da aceleração, velocidade e frenagem do vagão. Entre os passageiros dessa primeira viagem, estava o então prefeito de São Paulo, Figueiredo Ferraz.

Exportação em Estrela

Cinquenta anos atrás, Estrela também era destaque em exportação. A Calçados Vier S.A. embarcava 2 mil pares de sapatos para os Estados Unidos. Na época, a indústria também enviava 30 amostras de diferentes calçados para serem expostas em uma feira em Nova Iorque. Naquele tempo, a Vier S.A produzia cerca de 400 pares diários e tinha 95 funcionários.

Acervo Nova Geração

 

Acompanhe
nossas
redes sociais