Há 20 anos – Consulta popular movimentava 15 mil eleitores

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 20 anos – Consulta popular movimentava 15 mil eleitores

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

No Vale do Taquari, mais de 240 mil pessoas poderiam escolher as ações que receberiam investimentos em 2004, com o Plano de Participação Popular. Das 70 iniciativas apresentadas pelo Estado, os gestores da região escolheram 44 prioridades para o Vale, que iriam à votação.

O processo era feito por meio das urnas eletrônicas e só podiam participar cidadãos que tivessem o título eleitoral. Na época, uma novidade era o processo digital. Os eleitores poderiam se cadastrar pela internet, receberiam uma senha em sua casa, e então o voto no PPP poderia ser feito por plataformas digitais.

Cada eleitor poderia escolher seis prioridades regionais. Das 44 propostas, as que recebessem mais votos dentro de cada área seriam executadas. Na época, a expectativa era reunir 24 mil pessoas, cerca de 10% dos eleitores da região. Naquele ano, entretanto, somente 15 mil participaram.

O município de Relvado registrou o melhor desempenho, com adesão de 60% dos eleitores da cidade. Já Poço das Antas estava em último lugar, com 2,3%. Lajeado registrou somente 4% de participação.
Para 2004, a ação mais votada foi a pavimentação da ERS-332, nas proximidades dos municípios da Região Alta. Entre as principais reivindicações estavam a educação e o reaparelhamento da Brigada Militar, que apareceu em quase todos os municípios.

Acervo Nova Geração

Enquanto isso…

Expansão das faculdades privadas – Há 20 anos, um estudo mostrava que o início do século 21 registrou um crescimento recorde no número de instituições privadas de ensino superior. De 2001 a 2003, as faculdades privadas aumentaram em 45%, numa média de um novo estabelecimento a cada 1,2 dia. Entre 1998 e 2001, era a cada 2,5 dias. De 1995 a 1998, ficava em uma a cada 13,7 dias. Em 2003, existiam 1,7 mil faculdades privadas no Brasil. Hoje, o número chega a 2,2 mil.

Há 50 anos – Rota do Sol

Há 50 anos, estava em construção a Rota do Sol, que ligaria o Vale do Taquari com o litoral do Estado. Na época, a obra movimentava as lideranças regionais e representava boas perspectivas para o escoamento da produção, já que a rodovia conectaria também a BR-386 à Serra Gaúcha e à BR-101.

Novo técnico de futebol

Arquivo Municipal/Jornal de Lajeado

A Lajeado Associação de Esportes (LAE) convidava Egomar Schardong para ser treinador da equipe de futebol. A LAE era uma junção do Lajeadense com o antigo time São José.

 

Enquanto isso…

Perigo no espaço – A missão Skylab-3 estava comprometida devido a um vazamento de combustível. Essa era a segunda operação tripulada do programa e levou três astronautas ao espaço, onde ficaram por dois meses fazendo pesquisas e testes na estação espacial Skylab. O problema na cápsula Apollo, que levou os cosmonautas ao espaço, deixava a Nasa em alerta, mas acabou sendo resolvido pelos próprios astronautas.

 

 

 

 

Acompanhe
nossas
redes sociais