Guarda Municipal: não há consenso

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Guarda Municipal: não há consenso

Por

A implantação da Guarda Municipal Civil Armada em Lajeado ainda está muito distante de um consenso. E, mesmo em tempos de extrema polarização, o debate sobre a necessidade ou não de criar o novo agrupamento divide opiniões em todos os espectros e ideologias políticas. Há dúvidas sobre a necessidade de onerar os cofres públicos com um serviço costumeiramente realizado – e custeado – pelo estado por meio da Brigada Militar, e também há fortes questionamentos acerca do uso de armas de fogo pelos futuros agentes públicos.

Ou seja, e diferente do imaginado, o projeto de lei já protocolado na câmara de vereadores não será aprovado com tanta passividade. Inclusive, há risco de ser rejeitado ou alterado pelos parlamentares.

É bom que se diga. A complexidade do projeto e as dúvidas acerca dos pormenores não são exclusividades dos lajeadenses. Em todas as cidades com guarda municipal, os debates foram intensos antes, durante e após a implantação do novo agrupamento. E não será diferente em Lajeado, reforço. Fato é que a presença da

Guarda Civil Municipal é cada vez maior no país, e os embates argumentativos são naturais e necessários. Em 2014, por exemplo, o número de municípios brasileiros com guardas civis era de 1.081. Cinco anos depois, em 2019, 21,3% dos municípios brasileiros informaram a existência da guarnição. Isso representava 1.188 cidades. E um dado interessante: em 34,8% desses municípios, o efetivo não utilizava nenhum tipo de arma.

Enfim, o debate vai ser longo. E o governo municipal vai precisar de muita sapiência para convencer tantos agentes de diferentes alas ideológicas.

Pacto pela Paz em Brasília

Diretora de Inovação do Governo de Lajeado, Mariela Portz está em Brasília na companhia de do especialista em Comunicação Não Violenta, Tiago Guerra. Ambos são entusiastas e colaboradores do Pacto Pela Paz. Na capital federal, eles visitaram o Ministério da Justiça e apresentaram detalhes do pacto e também do importante projeto de inovação social Cultura Restaurativa na Prisão, idealizado pela ONG Co Essência. O objetivo é profissionalizar e institucionalizar o modelo e, para tal, eles buscam auxílios financeiros do governo federal. A dupla também compartilhou ações realizadas junto às escolas de bairros mais vulneráveis, e participou do evento Transformar Juntos, realizado pelo Sebrae. E hoje eles visitam a embaixada dos Estados Unidos, com o mesmo propósito de angariar o necessário apoio às iniciativas.

Parklet notificado

Elogiei a iniciativa dos parklets e sigo defendendo a implantação em outras áreas centrais e também periféricas da cidade. Acredito na importância da vitalidade urbana para a qualidade de vida dos moradores, e também para a atração de novos investidores e empreendimentos à cidade. Porém, e isso precisa ser dito também, é preciso cumprir todas as regras. E o parklet instalado na Rua Tiradentes ainda carece de sinalização e adequação (parte da estrutura ainda está sobre a via). O Departamento de Trânsito e a Secretaria de Planejamento já notificaram o proprietário.

Tiro curto

– A Associação Comercial e Industrial de Lajeado, em parceria com a agência Free Viagens, organiza uma missão empresarial a Israel. A viagem está marcada para ocorrer entre os dias 19 e 28 de janeiro de 2024. E o mote é “uma imersão de alto impacto no país referência em inovação, empreendedorismo, liderança e metodologias exponenciais”.
– Deputado federal gaúcho, Giovani Cherini (PL) conta com apoio irrestrito do presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, para seguir à frente da sigla no Rio Grande do Sul. Na terça-feira, eles se reuniram em Brasília e reforçaram a parceria. Com isso, Cherini deve ficar à frente do partido nos pleitos de 2024 e 2026.
– Candidato a governador no ano passado, Onyx Lorenzoni (PL) passou o primeiro semestre na Europa. Ele retornou ao Brasil nesta semana e, na próxima quinta-feira, participa de evento em Estrela com líderes regionais e correligionários do partido. O encontro é na mesma área onde será construída o maior monumento à Bíblia do mundo.
– Secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Lajeado, Carlos Reckziegel está de férias. Quem assume a vaga no período de descanso do titular é a Coordenadora de Cultura, Talita Fracalossi.
– Já o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo (PP), retornou de Bariloche e está pronto para retomar a principal cadeira do Executivo.
– O governo de Estrela contratou a empresa Brazilian Monitoring System Ltda para “prestação de serviços de rastreamento e monitoramento da frota de veículos”.
– Nesta semana, o governo de Estrela resolveu promover alguns cargos comissionados. Eles passarem de CC2 para CC3, de CC3 para CC4, e ainda de CC3 para CC5. As informações estão no Diário Eletrônico do município, e foram publicadas no dia 1º de agosto.
– A Superintendência da Polícia Rodoviária Federal no Rio Grande do Sul garante que a obra da nova unidade operacional na BR-386, em Lajeado, possui prazos estabelecidos junto à CCR Via Sul. Aliás, há multas por eventuais atrasos. Com isso, e segundo eles, não há risco da região ficar desguarnecida por muito tempo. A sede atual, no acesso ao bairro Conventos, precisa ser desocupada – e destruída – para não atrapalhar as obras de duplicação e ampliação da rodovia.

Selo de Qualidade à Erva-Mate

A região alta do Vale do Taquari segue a todo vapor no processo de “patrimonialização” da erva-mate. O Sebrae é um agente importante neste processo. E, entre os movimentos previstos, destaque à criação de um Selo de Qualidade para reforçar as qualidades peculiares e únicas do nosso produto local. Em todo o estado, são poucas regiões com selos consolidados. O vinho da Serra Gaúcha é um dos exemplos. E o objetivo disso tudo é garantir uma forma particular de cultivo da valiosa planta para a atual e as próximas gerações, além de agregar ainda mais valor à nossa produção. Na Europa, por exemplo, a França e outros países já aguardam para apreciar essa novidade.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais