Filó de Coqueiro Baixo reúne gastronomia e música italiana

CULTURA E TURISMO

Filó de Coqueiro Baixo reúne gastronomia e música italiana

Décima segunda edição da festividade ocorre na sexta-feira, 4. Duas mil pessoas compareceram ao evento no ano passado

Por

Filó de Coqueiro Baixo reúne gastronomia e música italiana
DIEGO MATINI/DIVULGAÇÃO/ARQUIVO
Coqueiro Baixo

O Filó Italiano do município tem início às 19h, no Ginásio de Esportes Municipal. Marcado para essa sexta-feira, 4, o evento será palco de uma grande variedade de comidas e bebidas típicas. A organização ficou a cargo da prefeitura, com o apoio do Sicredi. Na edição do ano passado, duas mil pessoas compareceram à atração.

O cardápio da noite conta com torresmo, salame e queijo na chapa, morcilha, carne de porco, espetinho de frango, pão caseiro, pão de milho, polenta sapecada, polenta mole com guisado, molho de carne, aipim frito, pien, brodo, cuca, doce de massa, suspiro, grostoli, grostoli seco, rissoles, coxinha, churros, pepino em conserva, ovos de codorna, nata, batata-doce assada, rapadura, broa, amendoim torrado, amendoim doce, doce de batata-doce, esfregolon, sagu, chá e café.

A animação do público fica a cargo da Família Azzolini, responsável por trazer um repertório com músicas tradicionais italianas. Os ingressos antecipados foram comercializados por R$ 40 aos adultos e metade disso as crianças. Aqueles que forem comprar o ingresso no evento pagarão R$ 50.

Conforme o prefeito Jocimar Valer, esse ano a expectativa de público é semelhante a de 2022. “Analisamos pelos pontos de venda, dia 24 de julho já haviam ultrapassado mil ingressos vendidos”, ressalta. O gestor também relembra como esse ato cultural era celebrado antigamente. “O filó começou como algo pequeno, era mais um encontro entre amigos do que essa festa que temos hoje, mas a força dessa tradição italiana acabou por ganhar uma proporção maior, então optamos por torná-lo um evento do município para termos uma organização melhor”, explica Valer.

“Inclusive, são os servidores públicos que estarão atendendo os visitantes durante o evento. Assim como foi responsabilidade deles toda a preparação que antecipa a festividade. Como temos mais de 40 tipos de pratos, precisamos do apoio e cooperação de todos” enfatiza o prefeito.

Acompanhe
nossas
redes sociais