Antigos campeões buscam nova taça nos aspirantes

Regional Aslivata

Antigos campeões buscam nova taça nos aspirantes

Das dez equipes que já conquistaram o título, apenas Estudiantes e Rui Barbosa disputam a edição 2023

Por

Antigos campeões buscam nova taça nos aspirantes
Estudiantes conquistou o troféu de 2022 sobre o Ecas, de Imigrante (Foto: Ezequiel Neitzke)

Porta de entrada da categoria titular, o aspirante é uma atração a parte no Regional Aslivata – Copa Certel/Sicredi. Desde 2000, quando a primeira edição foi disputada, dez equipes conquistaram o título. A competição inicia no próximo domingo, 6, com a disputa de oito partidas.
Neste ano, dos 16 times que disputam o título, apenas dois já foram campeões. O Rui Barbosa, de Arroio do Meio, e o Estudiantes, de Lajeado.

Atual bicampeão consecutivo, o Estudiantes manteve a base da equipe que levantou a taça ano passado e reforçou o elenco com jogadores que foram destaques em outros clubes na temporada passada, caso do lateral-direito Luís Felipe Müller, que estava no Fluminense. Renan Bertuzzo, do Juventude, de Guaporé; Igor Filicetti, do Ecas, Lilo, do Rui Barbosa, Talis Schossler e Pepe Demichei, ambos do São Rafael, entre outros.

O técnico Franklin Althaus comenta que a montagem do elenco não foi fácil. No primeiro momento a lista tinha mais de 35 nomes. “Conseguimos montar um elenco de pessoas de caráter e que vão agregar dentro e fora do campo.”

A equipe busca repetir o feito do Ser São Cristóvão, de Lajeado, que foi tetracampeão consecutivo entre 2007 e 2010. Para Althaus as expectativas são grandes. “O campeonato ficou muito qualificado esse ano mas estamos motivados e preparados para a competição. Achamos possível sim buscar o tricampeonato, é um feito que poucas equipes fizeram até hoje.”

Sobre a liberação de atletas de outras cidades, o treinador destaca que é importante e ajuda na montagem do elenco. Cita que antes os municípios que não participavam faziam com que seus atletas também não conseguissem jogar. “Muitas equipes reclamaram mas montaram times com todos praticamente de fora.

Enfim ao meu ver é muito melhor assim. Todos os times ficaram muito qualificados será um baita campeonato, de alto nível.”
O Estudiantes estreia em Daltro Filho, Imigrante, onde enfrenta o Riograndense.

Primeiro campeão

Primeiro campeão regional aspirante, em 2000, o Rui Barbosa também conquistou o título em 2004 e 2006. A equipe nos últimos anos disputou duas finais e perdeu ambas, para Rudibar e Ser São Cristóvão.
Nesta temporada, o time troca de treinador. Sai Rafael Fröhlich, o “Miro”, que auxiliará Ademir Ajardo nos titulares. Em seu lugar entra Marciano Lindemann, o “Jaca”. A base de time foi mantida.

Segundo o comandante, o elenco tanto do aspirante quanto do primeiro quadro foi montado com a ideia de dar oportunidade e rodagem aos atletas locais. Além disso, o clube não arcará com as despesas dos jogadores, tendo que cada um se virar para atuar na competição. “Vamos valorizar quem sempre nos ajuda e que são daqui, pois o aspirante tem essa finalidade.”

Diferente de Althaus, Lindemann não concorda com o formato da competição. Na opinião dele, o aspirante deveria ser formado por jogadores da cidade. “Tem muitos atletas que jogaram na categoria titular na temporada passada e que vão jogar o aspirante neste ano.”

Sobre buscar o tetracampeonato, Lindemann destaca que é um incógnita e vai trabalhar fase a fase. “Entramos sempre almejando o título, mas vai ser uma competição muito difícil de ser disputada, pois são elencos qualificados.”
O Rui Barbosa encara o Serrano, em Jacarezinho, Encantado, na estreia da competição.

Acompanhe
nossas
redes sociais