Aeca busca apoio para disputar competições

Canoagem

Aeca busca apoio para disputar competições

Equipe comemorou 38 anos no último final de semana. Em setembro, disputa o Campeonato Brasileiro em Minas Gerais

Por

Aeca busca apoio para disputar competições
Cerca de 15 atletas vão participar do Campeonato Brasileiro em MG (Divulgação)

A Associação de Ecologia e Canoagem (Aeca) celebrou no último sábado, 29, 38 anos de história, com um jantar na Arena Bruxel, em Estrela. O evento teve como objetivo angariar fundos para custear a participação da equipe no Campeonato Brasileiro, que ocorre de 20 a 24 de setembro, no município de Lagoa Santa, em Minas Gerais.

Desde sua fundação, em 1985, a Aeca se dedica a promover o esporte como uma ferramenta socioeducativa na região. Desde 1999, a equipe marca presença em campeonatos olímpicos e pan-americanos, conquistando destaque e representando o Vale do Taquari em competições nacionais e internacionais.
Atualmente, a equipe lidera o ranking gaúcho e ocupa a sexta colocação no ranking nacional. Entre os destaques estão nomes como Leonardo Michels, líder do ranking gaúcho na categoria sênior, Francisco Lepkoski, campeão gaúcho no K2 ao lado de Michels, e Jessica Stroher, medalhista sul-americana e vice-campeã brasileira na categoria sênior.

Com o Campeonato Brasileiro se aproximando, boa parte da equipe se prepara para viajar em uma van que também carrega os barcos e equipamentos necessários. Para tornar isso possível, a Aeca busca apoio para custear a hospedagem e alimentação de todos os atletas. Estima-se que o custo por pessoa seja de aproximadamente R$ 2 mil.

Entre os projetos sociais que aspiram para a formação dos atletas estão o Estrelas do Rio, em Estrela, e o Remada Ecológica, em Lajeado. “É gratificante ver que o esporte pode transformar a vida das pessoas”, destaca o presidente da entidade Marco Edson Carvalho da Silva.

A Aeca tem grandes expectativas para o Campeonato Brasileiro. Segundo o mandatário, 15 de seus atletas têm potencial para conquistar vaga no Campeonato Sul-Americano, que ocorre na semana seguinte ao nacional, também em Lagoa Santa. “Essa competição de nível internacional representa uma grande chance para os atletas mostrarem seu talento além das fronteiras nacionais”, enfatiza.

Ações para angariar recursos

Além do jantar comemorativo, a associação promove diversas ações para arrecadar recursos, entre elas, a venda de pizzas. Já quem quiser apoiar os atletas também podem fazer contribuições espontâneas através do PIX do CNPJ da Associação, cujo número é 88664024000196.
O presidente pede o apoio da comunidade para continuar promovendo o esporte e representando o Vale do Taquari nas competições. Destaca que está confiante de que esses atletas conquistarão medalhas. “Juntos, podemos fazer a diferença e incentivar o esporte como meio de transformação social e formação de cidadãos exemplares.”

No último sábado equipe promoveu um jantar de comemoração aos 38 anos

Acompanhe
nossas
redes sociais