A história de Oppenheimer e o que nos ensina sobre o uso de tecnologia

Opinião

Filipe Faleiro

Filipe Faleiro

Jornalista

A história de Oppenheimer e o que nos ensina sobre o uso de tecnologia

Por

Atualizado quinta-feira,
03 de Agosto de 2023 às 11:00

Está no cinema um dos grandes filmes do ano. Para alguns, a melhor produção para este 2023. Oppenheimer, do produtor e diretor Christopher Nolan. Mas digo de antemão, antes de conferir as mais de três horas da história, faça o dever de casa. Leia, se embase sobre os acontecimentos do projeto “Manhattan”.

O cientista J.Robert Oppenheimer desempenhou um papel crucial na corrida armamentista durante a Segunda Guerra Mundial. Inclusive é considerado como o principal responsável por coordenar os esforços científicos e tecnológicos que levaram à criação da bomba atômica.

Na história, foi uma figura complexa. De herói nacional virou paria. Foi investigado pelo governo dos Estados Unidos devido a associações com o movimento comunista e acusado de ser um risco à segurança nacional.

Isso rendeu afastamento de todas as interlocuções com o governo, perdeu acesso a informações secretas e passou a ser acompanhado de perto pela inteligência da CIA. No pós-guerra, voltou à área acadêmica, foi professor em diversas universidades, além de ter contribuído à física teórica com diversas pesquisas e teorias.

A descoberta bélica liderada por Oppenheimer mostrou pela primeira vez a capacidade da raça humana se autodestruir. Para os dias de hoje, podemos avaliar como o uso das tecnologias são incorporadas e por vezes desconhecemos os impactos.

Há um dilema ético sobre a responsabilidade de cada inovação. Ao passo em que se começa a usar, as ferramentas passam a fazer parte do cotidiano. Por isso vemos que a discussão sobre Inteligência Artificial tem sido tão presente. Os efeitos sociais já estão em curso. Mesmo que traga melhorias para o desempenho de algumas funções, muitas pessoas ficarão alheias aos processos produtivos. Os próximos anos serão, sem dúvida, de menos postos de trabalho, de pessoas às margens e substituição gradual do trabalho humano por máquinas. O exterminador do futuro nunca foi tão real.

Vida+Viva

A 7ª Mostra Cultural ocorre hoje, a partir das 8h no auditório do 11 prédio da Univates. Alunos de escolas públicas, privadas, Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e comunidade em geral são convidados a participarem e valorizarem os trabalhos dos alunos.
A programação vai das 8h15min às 11h. Cinco projetos escolares serão apresentados. Junto com isso, também ocorre a apresentação do novo mascote do programa. O coordenador do comitê científico do Vida, professor Luís Castro, também detalha o futuro da iniciativa, com a efetivação de núcleos regionais e expansão das pesquisas sobre incidência do consumo de álcool e outras compostos psicoativos por menores de idade.

 

Decolar pelo conhecimento

A próxima semana é dedicada ao estudante. Neste sentido, o Sebrae promove o Decolar, uma jornada para o futuro. As transmissões serão ao vivo pela internet e gratuitas, basta se inscrever em: conhecimento.sebraers.com.br. Confira a programação:

7 de agosto
Das 9h às 10h
e das 19h30min às 20h30min
Palestra com Iberê Thenório
Ele é jornalista, criador do canal Manual do Mundo

9 de agosto
das 14h30min às 15h30min
Apresentação do Ciência em Show
Grupo ensina por meio de experiências descontraídas

10 de agosto
Das 9h às 10h
Palestra com Davi Braga
Criador de Starups. Inspira e motiva jovens para o caminho do empreendedorismo

11 de agosto
das 9h às 10h
Os Mentalistas
Beto Parro e Rafa Moritz são psicólogos e promovem o aprendizado e entretenimento com apresentações sobre o comportamento humano.

 

O vazamento de dados pessoais resulta em processo contra a Meta, de Mark Zuckemberg, dono do Facebook. A Justiça de Minas Gerais condenou a empresa de tecnologia a pagar R$ 20 milhões para cerca de 15 milhões de brasileiros.

Os usuários afetados podem receber até R$ 5 mil. O detalhe é que eles precisarão provar que usavam a redes no período das invasões. A meta não divulgou a lista de nomes dos prejudicados.

Maiores do mundo. Apple e Microsoft continuam como as empresas mais valiosas, mostram dados da Refinitiv. A Apple é a lider, com um valor de mercado de 3 trilhões de dólares. Já a companhia de Bill Gates está logo atrás, com 2,49 trilhões.

Acompanhe
nossas
redes sociais