As pessoas estão vivendo cada vez mais. De acordo com o último Censo, a expectativa de vida no Brasil para os homens, passou de 72,8 para 73,1 anos e a das mulheres foi de 79,9 para 80,1 anos, apesar de muitos já estarem chegando aos 85, 90 e até aos 100 anos de idade. Estima-se que, em 2030, haverá uma população de 1,4 bilhão de pessoas de 60+ no mundo e o Brasil será o 5º país com mais idosos, podendo chegar a marca de 40 milhões.
Segundo informações do portal do Centro Internacional de Longevidade Brasil, esse grupo vem aumentando sua representatividade na economia, que já é a terceira maior atividade econômica do planeta, a intitulada ‘economia da longevidade’, caracterizada pela vasta oferta de produtos e serviços voltada ao público 50+, que já movimenta cerca de 2 trilhões de reais por ano. Mas, afinal, longevidade significa apenas viver mais? Segundo os profissionais que trabalham com esse público: não. Além de viver mais, uma vida longeva exige saúde e qualidade de vida.
Vida longa e bem-estar
Todas as pessoas podem começar a cuidar de sua saúde e bem-estar hoje, independente da idade em que se encontram. No entanto, para aqueles que já estão vivendo na casa dos 60 anos ou mais, o médico geriatra Dr. Enrico Neiss orienta que o importante é buscar adequar sua rotina diária para hábitos de vida saudáveis. “Participar de atividades sociais, conservar amizades, grupos de carteado, momentos de diversão e espiritualidade, manter-se otimista e continuar fazendo planos, permanecendo-se ativo, são condições fundamentais”, elenca.
Para envelhecer com plenitude
Com saúde e bem-estar, além de prolongar a existência, enfatiza o profisisonal, é possível aproveitar a vida de verdade. Mas envelhecer com plenitude requer a busca e a revisão de hábitos saudáveis de vida, que incluem fatores, como:
– Ter uma alimentação saudável (com o consumo de frutas, verduras e proteínas magras, e a diminuição de farinhas, sal, açúcares, embutidos e produtos industrializados);
– Manter a hidratação do corpo adequada, com o consumo regular de água;
– Incluir exercícios físicos na rotina;
– Procurar dormir bem;
– Evitar o fumo e o consumo de bebida alcoólica;
– Exercitar a mente, mantendo-se ativo;
– Incluir o hábito de aprender algo novo;
– Praticar e cultivar a espiritualidade;
– Manter momentos de lazer e relaxamento;
– Cultivar a vida social com amigos e atividades em família.
CONHEÇA O SUNDAY VILLAGE CARE
O Sunday Village Care é, muito além de um lugar para morar, um empreendimento que oferecerá, em um único lugar, tudo aquilo que uma pessoa precisa para viver com saúde e qualidade de vida e, consequentemente, poder ter um envelhecimento saudável. Com destaque para o cuidado proporcionado por uma equipe multiprofissional 24h em um ambiente planejado e adequado para atender às necessidades do público sênior, o Sunday contará com espaços de lazer, alimentação, convívio social, espiritualidade e prática de exercícios físicos junto à natureza. Além disso, está localizado próximo de cidades que oferecem toda a infraestrutura necessária para dar um suporte adicional ao morador, quando necessário.
Conforme a sócia proprietária do empreendimento, Marina Lanius Mallmann, a proposta do Sunday Village Care é pensada na longevidade das pessoas, especialmente por oportunizar aos moradores, além da convivência coletiva, um tratamento individualizado. “Somos seres humanos e gostamos de viver em grupos, porém, cada qual, especialmente na velhice, já adquiriu certos hábitos e preferências, e é isso que o Sunday observará no dia a dia de seus moradores,” salienta.
Marina reforça que o grande objetivo do empreendimento, único no Rio Grande do Sul, é oferecer um tratamento individualizado e especializado dentro de uma troca de experiências e vivências coletivas, ofertando aos moradores uma vida mais feliz.