A jornada dos estudantes do GA em ações que formam cidadãos

Produzido por Estúdio Alfa

A jornada dos estudantes do GA em ações que formam cidadãos

O Centro de Educação Básica Gustavo Adolfo oferece diversas iniciativas inovadoras que colaboram na formação cidadã, da Educação Infantil ao Ensino Médio; confira algumas

Apresentado por

O Centro de Educação Básica Gustavo Adolfo, o GA, conta com diversas iniciativas inovadoras que colaboram na formação cidadã dos estudantes. Conheça agora o caminho percorrido por eles, da Educação Infantil ao Ensino Médio, na Unidade Colégio Sinodal Gustavo Adolfo e na Unidade de Ensino Médio Gustavo Adolfo – Campus Univates.

 

Educação Infantil 

(Níveis I, II e III)

 

Projeto Pequeno Eu e Grande Eu

O objetivo do projeto é desenvolver as habilidades socioemocionais dos estudantes a fim de conviverem melhor consigo mesmos (aspecto intrapessoal) e com os outros (aspecto interpessoal). 

 

Passeio Verde

Explora a praça que fica próxima ao colégio e contribui para que os estudantes tenham a consciência de preservação do espaço e de respeito a fauna e flora local. 

 

Ações Contínuas 

Durante toda a caminhada acadêmica, os estudantes têm acesso a 15 opções Extracurriculares. Além disso, ações e eventos que movimentam de forma cultural e científica a instituição, como o tradicional Festival do Livro e o Ateliê Científico. 

 

Anos Iniciais 

(1º ao 5º ano do Ensino Fundamental)

 

Assembleias de Turma

Momento em que os estudantes podem expressar seus sentimentos, assim como entender e respeitar os sentimentos dos colegas. Além disso, avaliam as ações realizadas no contexto acadêmico.

 

Memória e Cultura

Além de conhecer o município de Lajeado, as atividades incentivam a preservação dos espaços históricos e a valorização da história e das pessoas.

 

Mensagem da Semana

Realizada de forma semanal, a atividade aborda diferentes assuntos sociais e proporciona aos estudantes momentos de reflexão e de trocas de ideias. 

 

Turno Inverso

(Educação Infantil e Ensino Fundamental)

 

Semana Solidária

Projeto em que as turmas do Turno Inverso realizam ações em benefício a alguma instituição social.

 

Viver e Conviver

Momento em que estudantes de diferentes idades interagem com o objetivo de desenvolver diferentes habilidades. Um bom exemplo foi a oficina realizada por estudantes do Ensino Médio sobre papel reciclado com alunos de 2º a 6º ano do Turno Inverso.

 

Arrecadação de tampinhas de plástico

Para reduzir a quantidade de lixo na natureza, a arrecadação de tampinhas mobiliza as famílias do GA. Os itens são vendidos e o valor destinado a instituições sociais.

 

Anos Finais

(6º a 9º ano do Ensino Fundamental)

 

Liderança Responsável

A liderança exerce um papel fundamental na orientação espiritual e pessoal. No GA, a liderança é vista como um processo contínuo de aprendizado e crescimento.

 

Diálogos Culturais

A fluência na Língua Inglesa para se relacionar em diversos contextos comunicativos e estabelecer conexões ao redor do mundo é vivenciada diariamente.

 

Dinâmicas Conscientes

Os estudantes são instigados a se preocupar com o mundo a sua volta, buscando ações que vislumbram um futuro melhor, como, por exemplo, diminuir a quantidade de lixo produzido em casa e no colégio, bem como promover a coleta seletiva.

 

Ensino Médio

O timeline do EM precisa ser nessa ordem

 

Gestão Emocional – Eu, maestro das minhas emoções

Voltado ao 1º ano, explora como a inteligência emocional está relacionada com a capacidade de reconhecer e lidar com diversos sentimentos, inclusive os conflitantes. 

 

Projeto de Vida

Construção da caminhada do estudante, focada em autoconhecimento, com suporte de professor em formato EAD simultâneo. É desenvolvido nos três anos do Ensino Médio.

 

Orientação Vocacional

Realizado no 3º ano, é uma ferramenta com o objetivo de auxiliar o jovem a identificar a área ou carreira que tem mais afinidade para seguir. São identificados pontos fortes e fracos, qualidades e inteligências. Caminha junto com a Orientação Profissional, que inclui um conjunto de atividades no auxílio à tomada de decisões sobre suas futuras profissões.