O Centro de Educação Básica Gustavo Adolfo, o GA, conta com diversas iniciativas inovadoras que colaboram na formação cidadã dos estudantes. Conheça agora o caminho percorrido por eles, da Educação Infantil ao Ensino Médio, na Unidade Colégio Sinodal Gustavo Adolfo e na Unidade de Ensino Médio Gustavo Adolfo – Campus Univates.
Educação Infantil
(Níveis I, II e III)
Projeto Pequeno Eu e Grande Eu
O objetivo do projeto é desenvolver as habilidades socioemocionais dos estudantes a fim de conviverem melhor consigo mesmos (aspecto intrapessoal) e com os outros (aspecto interpessoal).
Passeio Verde
Explora a praça que fica próxima ao colégio e contribui para que os estudantes tenham a consciência de preservação do espaço e de respeito a fauna e flora local.
Ações Contínuas
Durante toda a caminhada acadêmica, os estudantes têm acesso a 15 opções Extracurriculares. Além disso, ações e eventos que movimentam de forma cultural e científica a instituição, como o tradicional Festival do Livro e o Ateliê Científico.
Anos Iniciais
(1º ao 5º ano do Ensino Fundamental)
Assembleias de Turma
Momento em que os estudantes podem expressar seus sentimentos, assim como entender e respeitar os sentimentos dos colegas. Além disso, avaliam as ações realizadas no contexto acadêmico.
Memória e Cultura
Além de conhecer o município de Lajeado, as atividades incentivam a preservação dos espaços históricos e a valorização da história e das pessoas.
Mensagem da Semana
Realizada de forma semanal, a atividade aborda diferentes assuntos sociais e proporciona aos estudantes momentos de reflexão e de trocas de ideias.
Turno Inverso
(Educação Infantil e Ensino Fundamental)
Semana Solidária
Projeto em que as turmas do Turno Inverso realizam ações em benefício a alguma instituição social.
Viver e Conviver
Momento em que estudantes de diferentes idades interagem com o objetivo de desenvolver diferentes habilidades. Um bom exemplo foi a oficina realizada por estudantes do Ensino Médio sobre papel reciclado com alunos de 2º a 6º ano do Turno Inverso.
Arrecadação de tampinhas de plástico
Para reduzir a quantidade de lixo na natureza, a arrecadação de tampinhas mobiliza as famílias do GA. Os itens são vendidos e o valor destinado a instituições sociais.
Anos Finais
(6º a 9º ano do Ensino Fundamental)
Liderança Responsável
A liderança exerce um papel fundamental na orientação espiritual e pessoal. No GA, a liderança é vista como um processo contínuo de aprendizado e crescimento.
Diálogos Culturais
A fluência na Língua Inglesa para se relacionar em diversos contextos comunicativos e estabelecer conexões ao redor do mundo é vivenciada diariamente.
Dinâmicas Conscientes
Os estudantes são instigados a se preocupar com o mundo a sua volta, buscando ações que vislumbram um futuro melhor, como, por exemplo, diminuir a quantidade de lixo produzido em casa e no colégio, bem como promover a coleta seletiva.
Ensino Médio
O timeline do EM precisa ser nessa ordem
Gestão Emocional – Eu, maestro das minhas emoções
Voltado ao 1º ano, explora como a inteligência emocional está relacionada com a capacidade de reconhecer e lidar com diversos sentimentos, inclusive os conflitantes.
Projeto de Vida
Construção da caminhada do estudante, focada em autoconhecimento, com suporte de professor em formato EAD simultâneo. É desenvolvido nos três anos do Ensino Médio.
Orientação Vocacional
Realizado no 3º ano, é uma ferramenta com o objetivo de auxiliar o jovem a identificar a área ou carreira que tem mais afinidade para seguir. São identificados pontos fortes e fracos, qualidades e inteligências. Caminha junto com a Orientação Profissional, que inclui um conjunto de atividades no auxílio à tomada de decisões sobre suas futuras profissões.