Equilíbrio entre lavouras e apicultura

Opinião

Felipe Neitzke

Felipe Neitzke

Coluna aborda os destaques relacionados ao agronegócio

Equilíbrio entre lavouras e apicultura

Debater a harmonia entre a produção agrícola em lavouras e a apicultura. Esse é o objetivo do seminário programado para o dia 18 de julho. Organizado pelo escritório da Emater de Teutônia e a Associação Teutoniense de Apicultores, o evento traz especialistas para compartilhar experiências e técnicas para articular e potencializar as duas atividades. Intitulada de Seminário Regional de Manejo Integrado em Lavouras e Apicultura, a atividade tem como objetivo apresentar soluções práticas para permitir o convívio harmônico os setores, de modo a obter melhor controle sobre pragas, sem causar a mortalidade de abelhas. Os temas serão abordados em palestras com especialistas e debates.

Lactalis aguarda autorização para concluir compra da DPA

Até o fim do mês o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) deve concluir a análise da compra da DPA (joint venture da Nestlé-Fonterra) pela Lactalis. A negociação foi anunciada em dezembro do ano passado. A superintendência analisa em especial os impactos nos mercados de iogurte, petit suisse, leite fermentado, sobremesas lácteas e requeijão.

Energia que vem do sol

Os investimentos do agronegócio brasileiro em energia solar somam cerca de R$ 15,5 bilhões. Segundo dados do setor, são quase 170 mio conexões de sistemas solares no campo, o que representa um total de 3,1 gigawatts de potência instalada, ou seja, 14% de toda a capacidade de energia fotovoltaica instalada de forma autônoma no país.

 

 

Queijo de Teutônia entreos melhores do país

A agroindústria familiar Dorf, de Teutônia, obteve reconhecimento no Prêmio Queijo Brasil. Ela está entre as 56 medalhas conquistadas por queijarias gaúchas, dentre os mais de mil queijos inscritos. Participaram da premiação 92 do RS. Neste ano, o concurso nacional ocorreu em Blumenau (SC), entre os dias 7 e 9 de julho.

Projeto incentiva agricultura familiar

O Senado aprovou nesta semana projeto que estabelece que pelo menos 30% do reservado pelo governo para a compra de alimentos a órgãos da administração pública deverá ser gasto com produtos de agricultores familiares. O texto vai para sanção presidencial. Legislação favorece produtores da região com a possibilidade de fornecer produtos para instituições a exemplo de universidades federais, presídios e Exército.

Menor índice do roubo de gado

O RS registrou 285 casos de roubo de gado (abigeato) em junho, o menor número para o mês em toda a série histórica, que começou em 2010. As ocorrências diminuíram 32,5% em relação ao mesmo período do ano passado. No total do primeiro semestre, os gaúchos tiveram 1,9 mil casos, uma redução no comparativo anual de quase 18%. Conforme o governo do Estado, a redução dos crimes deve-se à atuação da Operação Agro-Hórus, da Brigada Militar, em 137 municípios e na faixa de fronteira com a Argentina e o Uruguai. Estudos e dados da Secretaria de Agricultura alimentaram o sistema de inteligência dos militares.

Acompanhe
nossas
redes sociais